Três mandados busca e apreensão foram cumpridos, em Guarujá e Marabá (PA), nesta quinta-feira (22).
Da redação
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (22) a “Operação Naruto”, cumprindo três mandados de busca e apreensão, em Guarujá e Marabá (PA). A ação policial é contra a circulação de cédulas falsas no mercado.
De acordo com a PF, a investigação teve início em dezembro de 2021, a partir da prisão em flagrante de um indivíduo na posse de 76 cédulas falsas, em Santos. Com o aprofundamento da investigação, foi possível identificar que ele havia se associado com outras pessoas na Baixada Santista e no Pará para a comercialização de cédulas falsas na internet.
Os indivíduos, que passaram a ser investigados, possuíam um grupo em um aplicativo de mensagens instantâneas, denominado “Naruto”, onde combinavam a aquisição e revenda de cédulas falsas, em uma verdadeira sociedade criminosa. Além de revender as cédulas falsas, aproveitavam lugares de grande concentração de pessoas, como shows, festas e demais eventos, para trocarem as notas falsas por verdadeiras.
Conforme a PF, outros três indivíduos também são investigados pela prática dos crimes. Durante as buscas, além de aparelhos celulares, foram apreendidos diversos cartões em branco e máquinas leitoras de cartões, as quais poderiam estar sendo utilizadas para clonagens e outras modalidades de estelionato.
Os investigados foram indiciados pelos crimes de associação criminosa e moeda falsa, podendo ser condenados a penas de até 15 anos de prisão.