PUBLICIDADE

Região / Polícia

Piratas do porto: Homem é preso após furtar navio abandonado, em Santos

O caso ocorreu na tarde da última terça-feira (23). O navio furtado é de bandeira panamenha. Ele teria chegado no Porto de Santos em abril de 2021, ficando em situação de abandono desde então. 

 

Vídeo: Divulgação / Polícia Militar Ambiental (PMA)

Por Vinícius Farias 

Um homem, de 36 anos, foi preso após furtar equipamentos de um navio abandonado, no Canal do Estuário, próximo ao Porto de Santos. A prisão ocorreu na tarde da última terça-feira (23).  De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), o criminoso estava com dois comparsas, que conseguiram fugir. 

Segundo a PMA, uma equipe da 5º Companhia de PM Ambiental Marítima realizava patrulhamento quando viu uma lancha com dois tripulantes, encostada em um navio abandonado, enquanto um homem furtava materiais da embarcação. 

Os policiais então, foram em direção ao navio para realizar a abordagem. Assim que eles chegaram, dois dos suspeitos pularam na água, nadaram até um píer e conseguiram fugir. 

O terceiro homem, que conduzia a lancha, tentou fugir com a embarcação em alta velocidade, sendo rapidamente alcançado pela lancha-patrulha da Polícia Militar Ambiental, momento em que ele acelerou o barco na velocidade máxima, pulando na água em seguida, mergulhando na tentativa de escapar, mas sem sucesso. O criminoso confessou o crime e que fazia parte de uma quadrilha, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia de Guarujá. 

A PM também informou que uma equipe da unidade conseguiu alcançar a lancha que saiu desgovernada e sem tripulantes no mar. Dentro da embarcação foram apreendidos recortes de tubulação, fios de cobre, um respirador com máscara de cilindro de ar comprimido, um sistema de respiração com ‘full face’, três roupas de borracha para mergulho, duas bombas de porão e três emendas industriais.

A corporação também informou que o patrulhamento aconteceu durante a Operação Escudo. O navio furtado, é chamado de “SRAKANE”, de bandeira panamenha. Ele teria chegado no Porto de Santos em abril de 2021, ficando em situação de abandono desde então.