Uma organização criminosa envolvida em crimes digitais é alvo de mandados judiciais nesta terça-feira (13) em diversas cidades do estado de São Paulo, incluindo a Baixada Santista nas cidades de Itanhaém e Peruíbe.
A Operação Tashi Dele é uma ação para desarticular uma organização criminosa que praticava sistematicamente estelionatos e golpes por meio de diversos websites falsos que simulavam marketplaces legítimos.
A 1ª Vara Criminal de Santos autorizou o cumprimento de sete mandados de prisão e de 42 de busca e apreensão. Em torno de 200 policiais, inclusive do Batalhão de Choque da Polícia Militar, e 30 promotores do Gaeco participam da ação. A operação está em andamento e, até o momento, cinco alvos foram presos.
As investigações indicaram a existência de uma quadrilha envolvida com a prática sistêmica de diversos delitos patrimoniais usando meios digitais em diferentes estados brasileiros. Ainda conforme as evidências, os criminosos formaram uma organização criminosa para cometer os estelionatos e lavar dinheiro proveniente dos crimes.
Em monitoramento realizado pelo CyberGaeco, verificou-se que os websites falsos atingiram nos últimos seis meses mais de 137 mil acessos, havendo vítimas do Brasil inteiro.
A Operação Tashi Delek foi deflagrada pela Polícia Militar em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, por meio do Núcleo Especializado na Prevenção e Combate a Delitos Cibernéticos (CyberGarco).