O agente foi contratado em meio aos novos 100 Guardas Civis Municipais (GCMs) da cidade. Ele fez uso da Manobra de Heimilich. O caso ocorreu no bairro Vista Linda.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Bertioga
Da redação
Um agente da Guarda Civil Municipal (GCM) de Bertioga realizou o salvamento de um bebê durante o primeiro dia de trabalho, no bairro Vista Linda.
De acordo com a Prefeitura, enquanto uma viatura realizava ronda, os passageiros de um carro abordaram eles, afirmando que um bebê, de 5 meses, estava engasgado. O GCM Faustino então, realizou a Manobra de Heimilich na criança e a salvou. Na sequência, a família foi ao Pronto Socorro de Bertioga.
Lá, foi constatada a normalidade do bebê e eles foram liberados. Segundo relatos do Guarda, “foi muito rápido. Já estávamos nos preparando para entregar o primeiro plantão quando surgiu um veículo que freou de repente, já ficamos em alerta. Aí apareceu a mãe desesperada com o bebê. Na hora, eu tomei a frente na condução da ocorrência. Devido ao preparo no curso de formação, já sabia como lidar com a situação e a manobra teve êxito. Eu fiquei muito feliz, mas não deu tempo de comemorar, orientei a mãe a conduzir o bebê para o Hospital e a partir daí prosseguimos em atividade”.
O agente foi contratado em meio aos novos 100 Guardas Civis Municipais (GCMs) da cidade, anunciados nesta semana.
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
Nesta manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.
Como fazer a manobra?