Por: Mariana Pinho
Uma mulher, de 41 anos, foi salva por agentes da uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb após ter um surto psicótico e tentar matar ela e seus dois filhos, uma menina, de 5 anos, e um menino, de 7 anos, em Cananéia.
A mulher estava no carro com seus dois filhos, quando ultrapassou a cancela da balsa, no bairro Porto Cubatão, e começou a dirigir em direção ao mar. Ela foi impedida por pessoas que estavam no local e depois dessa tentativa, a cidadã ainda tentou jogar os dois filhos na água, mas foi impedida por quem esperava pela balsa.
Após as tentativas falhas, a moça se jogou na água e começou a ir para a parte mais funda, saindo do campo de visão das pessoas que estavam lá, que acionaram a Polícia Militar – 190.
Os policiais especializados em Policiamento Marítimo foram até o local e depois de conversarem com os funcionários DERSA, começaram as buscas na água. Os policiais acharam a mulher no Rio Acaraú algum tempo depois.
De acordo com a equipe, ao conversarem com a vítima, viram que ela apresentava nítidos sinais de surto psicótico, com alto risco de afogamento, afirmando a todo o momento que iria “tirar” a própria vida.
Depois de uma conversa, os policiais convenceram ela a ir para o lugar mais raso do rio e conseguiram colocar nela o Life Belt (Equipamento de salvatagem do tipo flutuador salva-vidas) para que ela não se afogasse.
Os agentes conseguiram imobilizar a vítima, para preservar sua integridade física, que ainda relutava, sendo retirada da água para prestação de socorro.
O filho mais velho, de 19 anos, da mulher, estava muito atordoado acompanhando toda a ação policial.
A vítima foi entregue aos profissionais da saúde, que já a aguardavam com uma ambulância no local. Depois do primeiro atendimento ela foi levada ao Pronto Socorro de Cananéia, permanecendo aos cuidados da equipe médica.
Foi feito um boletim de ocorrência por tentativa de homicídio. As crianças passam bem e foram entregues a familiares.
Foto: Divulgação