PUBLICIDADE

Região / Polícia

Moradores de 10 bairros no Guarujá ficam sem energia por causa de invasão em subestação

Cerca de 20 mil clientes nos bairros Vila Baiana, Cantagalo, Mar Casado, Maré Mansa, Perequê, Pernambuco, Acapulco, Marina Canal, Sítios e parte da Enseada, no Guarujá, foram afetados por uma tentativa de furto de cabos, na subestação Guarujá II, na madrugada deste sábado (17).

Criminosos invadiram a subestação, localizada no bairro Pedreira Matarazzo, e cortaram cabos de controle dos equipamentos de alta tensão, comprometendo a rede elétrica.

Segundo a concessionária Neoenergia Elektro, desde o início de 2024, a concessionária já registrou duas mil ocorrências de furto de cabos nas cidades de Guarujá, Peruíbe e Bertioga e contabiliza prejuízos para 80 mil consumidores que tiveram o fornecimento de sua energia interrompido. Só em Bertioga, os casos de furto aumentaram 42%, enquanto em Peruíbe, o crescimento foi de 204% no mesmo período.

A empresa alega que investiu R$ 600 mil na substituição de 27 quilômetros de cabos de cobre, por alumínio, material de menor valor de revenda, nas redes elétricas dos três municípios.

O furto de cabos é considerado furto qualificado, previsto no Código Penal, e que manusear cabos elétricos energizados pode causar acidentes graves, incluindo lesões irreversíveis, ou até a morte. A empresa orienta a população a não se aproximar de cabos pendurados nos postes e a acionar a Polícia Militar pelo telefone 190, ao presenciar intervenções suspeitas nos postes de energia.

Fotos: Divulgação/Elektro