PUBLICIDADE

Região / Polícia

Grupo criminoso desvia recolhimento de tributos e Prefeitura de Praia Grande está entre os alvos

Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) deflagraram nesta quinta-feira (5) uma megaoperação contra um grupo criminoso que dava golpes milionários através de centrais telefônicas e sites falsos de prefeituras e de venda de ingressos. O site da Prefeitura de Praia Grande foi um dos alvos.

As apurações realizadas por mais de 80 policiais da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber) identificaram que a quadrilha atuava em quatro núcleos diferentes.

No primeiro, o grupo fraudou o site da Prefeitura de Praia Grande, onde os valores pagos pelos contribuintes de guias de recolhimento e tributos eram desviados para conta de terceiros.

Já o segundo simulou uma central telefônica de banco para convencer as pessoas a contratarem empréstimos e fazer transferências bancárias para contas desconhecidas. O esquema utilizava aplicativos falsos e ligações feitas por robôs.

O outro alvo investigado é uma fraude contra uma empresa de soluções tecnológicas. Os golpistas invadiram o sistema operacional da empresa e realizaram diversas transações instantâneas, movimentando valores para outras contas. O prejuízo estimado é de R$ 6 milhões.

Os policiais também identificaram a atuação do grupo que clonava sites de vendas de ingressos para desviarem os valores pagos.  As ações estão sendo realizadas em São Paulo, Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. São 28 mandados de busca e apreensão cumpridos nesses estados.

As investigações prosseguem para saber se há envolvimento de alguma facção criminosa que investe em escritórios do crime para lavar dinheiro para o crime organizado.

COM A PALVRA, A PREFEITURA DE PRAIA GRANDE

A Prefeitura de Praia Grande informa que o portal da Administração  Municipal não foi invadido e nenhum dado ou informação digital foi  prejudicada.

Destaca que vem reforçando as medidas de segurança cibernética ao  longo dos anos com o objetivo de evitar que os usuários de seus  serviços digitais sejam lesados. Entre estas medidas estão a  implantação de Login de usuário para acesso aos serviços de finanças,  aplicação de ferramenta Captcha para evitar acessos automatizados aos  serviços, criação de página informativa para população e servidores  acerca de boas práticas na segurança da informação, ofício às empresas  de tecnologia contratadas para melhorias quanto à segurança dos  serviços disponibilizados em nome do Município, além ainda da  constante atualização de ferramentas e providências técnicas para  garantir a segurança cibernética municipal.

Seguem algumas das orientações que constam no guia voltado aos  usuários dos serviços digitais da Prefeitura:

– O Município de Praia Grande nunca liga solicitando senhas, tokens,  validação ou foto do QR Code;

– Antes de pagar um boleto, confirme os dados. Se houver divergência  nas informações ou no endereço eletrônico que o gera, não efetue o  pagamento e entre em contato com a Prefeitura.

– A Prefeitura não envia boletos e nem entra em contato para fazer  cobranças pelo WhatsApp;

– Fique atento ao clicar em links sugeridos por buscadores. Acesse o  site de Praia Grande digitando www.praiagrande.sp.gov.br na barra de  endereços do navegador;

– Os golpistas podem usar as redes sociais para ganhar sua confiança  se passando por perfis oficiais. Dessa forma, eles podem alcançar  muitas pessoas ao mesmo tempo ou identificar indivíduos específicos  para realizar seus golpes, simulando, por exemplo, um atendimento ao  cliente ou realizando falsas promoções;

– O WhatsApp da Prefeitura é o (13) 3496-2000.