Policiais da Delegacia de Investigações Gerais – DIG de Itanhaém em apoio à Operação “Mão Fantasma” desencadeada pelo GAECO e pela Polícia Civil de Santa Catarina prenderam um homem de 24 anos, investigado por aplicar golpes criando falsas centrais de atendimento de instituições financeiras para conseguirem acesso remoto aos celulares das vítimas e efetuarem transferências bancárias.
Em uma residência na Rua Califórnia, no Parque Verde Mar, em Mongaguá, cinco notebooks foram apreendidos. Quatro homens e uma mulher que estavam no local seguem investigados. Um deles empreendeu fuga com a chegada das equipes.
Já na Avenida Doutor Tancredo de Almeida Neves, na Estrada dos Eucaliptos, em Peruíbe, um indivíduo de 24 anos foi preso. Em sua residência mais dois notebooks foram apreendidos.
Os criminosos se utilizavam de centrais falsas de atendimento 0800 para obterem acesso remoto aos aparelhos telefônicos das vítimas. Estima-se que os investigados subtraíram mais de R$ 5.000.000,00 de vítimas residentes na região Sul do país.
Durante as investigações confirmou a informação de que dois investigados moravam na Baixada Santista. A operação tem como objetivo desarticular três organizações criminosas suspeitas de movimentarem R$ 90 milhões em transações em todo Brasil.
O material apreendido foi enviado à Santa Catarina, onde passará por perícia. De acordo com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), o homem, que foi detido, passou por audiência de custódia na quinta-feira (11) e permanece preso.