Um dos casos aconteceu no Guarujá e o outro em São Vicente. Em ambos os ocorridos, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) afirmou que houve troca de tiros.
Vídeo: Guarujá Mil Grau
Da redação
Dois homens morreram em confronto com a polícia nesta quinta-feira (28), na Baixada Santista. Com isso, a Operação Verão chegou a 55 mortos.
54° morte
Um homem, de aproximadamente 35 anos, ainda não identificado, morreu durante confronto com uma equipe do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), na tarde desta quarta-feira (27), no bairro Vila Júlia, em Guarujá. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), os agentes faziam um patrulhamento, quando ao notar a presença dos policiais, um indivíduo fugiu e se escondeu em uma casa.
Os PMs foram até a residência e, ao abrirem a porta, se depararam com o suspeito armado. Houve troca de tiros e o indivíduo foi baleado no pescoço. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito do homem no local. Exames periciais, assim como residuográficos foram solicitados.
O caso foi registrado na Delegacia Sede de Guarujá.
55° morte
Outro homem, ainda não identificado, morreu durante confronto com a polícia. O caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (28), na comunidade do Dique do Piçarro, em São Vicente.
De acordo com a SSP, os agentes patrulhavam pelo bairro Vila Nossa Senhora, quando receberam uma denúncia de que três homens estariam armados no Dique do Piçarro.
Assim que os PMs chegaram, foram recebidos a tiros. Houve troca de tiros e o trio conseguiu fugir. Com isso, os policiais foram à caça deles e um deles foi encontrado em um imóvel, onde, segundo a pasta estadual, teria acontecido outro tiroteio. O suspeito foi baleado e morreu.
A Polícia Científica foi acionada para periciar o local e as armas dos policiais e do suspeito morto foram recolhidas para dar andamento à investigação. Os outros dois homens não foram encontrados.
3° fase da Operação Verão
Durante a Operação Verão na Baixada Santista, iniciativa voltada ao combate à criminalidade e a garantia da segurança da população, 1.032 suspeitos foram presos, incluindo 422 procurados pela Justiça. Além disso, foram apreendidos 1,2 tonelada de drogas e 116 armas ilegais, incluindo fuzis de uso restrito. Até o momento, 55 pessoas morreram em confronto com a polícia. Segundo a SSP, todos os casos de mortes em confronto são rigorosamente investigados pela Polícia Civil e Militar, com acompanhamento do Ministério Público e Poder Judiciário.
A ação policial foi desencadeada no dia 18 de dezembro do ano passado. Porém, a 2° e 3° fase dela, que desencadeou um grande reforço policial, aconteceram após a morte do soldado da Rota, Samuel Wesley Cosmo, no dia 2 de fevereiro, em Santos. Kaíque Coutinho do Nascimento, conhecido como “Chip”, de 21 anos, foi preso em Uberlândia, Minas Gerais, e é acusado de matar o agente.