Os policiais realizaram a ação após um vídeo circular nas redes sociais, mostrando um grupo de criminosos ostentando armas e debochando da Tropa de Choque.
Vídeo: Reprodução / Redes Sociais
Por Vinícius Farias
Um jovem de 20 anos morreu e dois homens de 41 e 37 anos foram presos, durante uma operação do Centro de Operações Especiais (COE), na madrugada desta segunda – feira (12), na comunidade da Vila Baiana, em Guarujá. Os policiais realizaram a ação após um vídeo circular nas redes sociais, mostrando um grupo de criminosos ostentando armas e debochando da Tropa de Choque.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, os agentes realizavam patrulhamento, por volta de 2h40 da manhã, quando avistaram três homens sentados em uma praça, localizada na Rua Argentina, local conhecido por ser ponto do tráfico de drogas.
Segundo o BO, um dos indivíduos, identificado como Marcos Murillo de Sousa Costa entrou em luta corporal com um dos agentes e puxou um fuzil. Em resposta, o policial também utilizou um fuzil, para se defender e disparou contra Marcos. Os outros dois homens, identificados como Edvaldo Alves Cruz Júnior e Jandy Chagas da Silva, foram algemados e presos. Com a dupla foram apreendidos: uma pistola calibre 40, munições com 40 cartuchos sem uso, um rádio comunicador, bloco de anotações, uma bolsa com dinheiro, um aparelho de celular, 78 porções de maconha e 171 de cocaína, além de uma bolsa com R$ 198, 1.375 porções de maconha e 41 porções de cocaína embaladas para venda.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte de Marcos no local. A suspeita é de que o homem tenha servido na ativa do Exército Brasileiro, pois com ele foi encontrada uma identificação com validade até 25 de fevereiro de 2023.
A dupla presa foi encaminhada para a Delegacia Sede de Guarujá e vai responder por tráfico de drogas, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de uso restrito.
Vídeo: Reprodução
Operação do COE
A Operação do Centro de Operações Especiais foi realizada após um vídeo circular nas redes sociais, que mostra um grupo de criminosos ostentando armas, em plena luz do dia e debochando da Tropa de Choque. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), três indivíduos do grupo já foram identificados. A Polícia Civil investiga as imagens.
O vídeo foi gravado por um comparsa do grupo, na Rua Argentina, no Morro da Vila Baiana. Nas imagens é possível ver três bandidos com armas, sendo três com pistolas e um deles com um fuzil. O comparsa que grava o vídeo e que aguarda os homens diz, ” Olha os caras vindo. Os parceiros. Pesadão. Falou que pode embicar, (tropa de) Choque. Olha o Miguel, mais procurado pela (Tropa de ) Choque.” No final da gravação eles comemoram e apontam as armas de fogo para o alto.
A reinvindicação do reforço da Tropa de Choque foi feita pela Prefeitura de Guarujá, devido a um levantamento das ocorrências nos últimos 60 dias, quando os índices de criminalidade na cidade aumentaram.