Três crianças, de 13, 12, e 10 anos e cinco animais foram encontrados, com lesões corporais e vivendo em situação de abandono.
Vídeo: Prefeitura de Itanhaém
Por Vinícius Farias
Um homem, de 47 anos, e uma mulher, de 30, foram presos em flagrante, acusados de maus-tratos contra animais, ameaça e abandono de incapaz, em Itanhaém. A prisão do casal ocorreu no último dia 28 de outubro, no bairro Jardim Suarão.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os agentes da Delegacia Sede de Itanhaém receberam uma denúncia de abandono de incapaz em um imóvel no bairro. Assim que chegaram, encontraram três crianças, de 13, 12, e 10 anos, e cinco animais, com lesões corporais e vivendo em situação de abandono. O casal foi preso no local.
De acordo com o relatório do Departamento de Proteção e Bem-estar Animal de Itanhaém obtido pela Mais Santos, foram encontrados três cães filhotes, um adulto e um gato filhote. Todos corriam risco de morte.
Segundo o documento, o local era inadequado para os animais viverem. Eles não tinham acesso à comida, água e a um abrigo para se protegerem da chuva ou sol. Após avaliação clínica, os animais foram diagnosticados com caquexia (doença que envolve perda de peso e massa muscular), desnutrição, desidratação, anemia intensa, abdômen inchado por verminoses, dermatites e infestação de pulgas e carrapatos.
Os animais foram levados para o Instituto Saúde Animal para Todos. Lá eles estão recebendo o tratamento necessário e, posteriormente, ficarão disponíveis para adoção. As crianças foram encaminhadas ao Conselho Tutelar.
O caso foi registrado na Delegacia Sede de Itanhaém, que prossegue com as investigações, que correrão em segredo de Justiça por conta das vítimas serem menores. Tanto as autoridades policiais, quanto o Conselho Tutelar, não deram detalhes sobre o ocorrido.