PUBLICIDADE

Região / Polícia

Bandidos tentam furtar fios de energia, provocam curto circuito e deixam 90 casas sem luz no Guarujá

Da Redação

Duas ocorrências de quedas de energia foram constatadas no Guarujá nesse final de semana. Tudo por conta de tentativas de furtos de cabos de transformadores de rede elétrica. Os bandidos não tiveram sucesso na ação, mas provocaram queda de luz em pelo menos 90 imóveis. Até o momento não há informações se houveram feridos.

A Neoenergia Elektro informou que as ocorrências foram registradas na Rua José Silva Figueiredo e na Rua Alameda das Margaridas. Ambos os casos aconteceram no domingo (22) e teve explosão que foram flagradas por moradores.

No caso da Rua José Silva Figueiredo, a companhia informa que foi necessário que 30 metros de cabo fossem repostos. Cerca de 50 clientes foram prejudicados com a queda de luz, que durou entre a 1h40 até as 4h.

Já o segundo caso, na Rua Alameda das Margaridas, 40 clientes foram afetados de 1h50 às 2h20. Além disso, a empresa precisou repor 40 metros de cabo.

A concessionária conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e das Polícias Civil e Militar, que têm trabalhado na investigação e na criminalização dos receptores dos cabos furtados.

Resposta

Em nota, a Neoenergia Elektro afirma que entre janeiro e abril de 2022 foram registrados 476 casos de furto de cabos de energia em Guarujá, principalmente nos bairros Jardim Virgínia, Santo Antônio e Enseada.

A concessionária reforça que cortar fios elétricos é considerado furto qualificado, previsto no Código Penal. As consequências para quem manuseia cabos com partes energizadas podem ser graves, chegando a casos extremos de morte ou lesões irreversíveis, como perda de membros e fraturas por queda.

Créditos: Reprodução