Voltada para conscientizar os banhistas sobre a necessidade de descartar de forma correta os resíduos produzidos por moradores e turistas, a Operação Verão no Clima trabalhará com força total durante o Carnaval. Até a Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, a tenda, do programa realizado por meio de parcerias entre Governo do Estado e demais pastas municipais, ficará montada próximo às arenas das praias Tupi e Real.
Durante os dias de folia, os monitores que atuam nas duas tendas abordarão os banhistas ao acessarem a faixa de areia e também visitam os guarda-sóis para orientar os veranistas. Questões como o descarte incorreto do chamado micro-lixo, como bitucas de cigarro e lacres de latinha, a proibição de cachorros na faixa de areia e a importância de levar uma sacolinha de casa para jogar o lixo produzido na praia serão pontuadas pelas equipes da Operação.
Em Praia Grande, o Verão no Clima veio agregar as ações já desenvolvidas pela Prefeitura de Praia Grande por meio do programa Praia Limpa da Pé. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Israel Lucas Evangelista, “o programa realizado em parceria assim como a ação de fiscais na faixa de areia que orientam os ambulantes e carrinheiros, ao final do expediente, a limpar ao redor de onde trabalham e descartar os resíduos nos
contentores”, afirmou.
Como parte das ações da Operação em Praia Grande, no dia 20 de janeiro, as equipes das duas tendas, com auxílio de entidades relacionadas ao meio ambiente, fizeram um ‘arrastão’ de limpeza na faixa de areia. No trecho que compreende as praia Boqueirão e Forte, o grupo recolheu 263 quilos do chamado micro-lixo, entre eles, tampinhas de garrafa, bitucas de cigarro, canudinhos e pequenas embalagens.
Conscientização – Coordenada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Verão no Clima ocorre em 16 cidades da Baixada Santista, Vale do Ribeiro e Litoral Norte. A iniciativa busca mobilizar a população com ênfase para a responsabilidade de cada cidadão pela geração e descarte de lixo nas áreas de lazer e nas areias das praias. Para isso, ações presenciais à beira-mar e por meio das redes sociais serão realizadas.
A iniciativa foi inspirada no conceito do projeto Operação Praia Limpa iniciado em 1987, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e desenvolvido durante nove anos pela Secretaria de Meio Ambiente.
Posteriormente, a ação foi absorvida pelas prefeituras em atividades locais para conscientizar os turistas e frequentadores das praias da necessidade de mantê-las limpas, evitando, assim, a propagação de doenças
e a degradação do meio ambiente.
Segundo Evangelista, uma diferença do projeto anterior para o Verão no Clima está na forma de abordagem. Antes, ao conversar com os frequentadores das praias eram entregues sacolinhas e panfletos em forma de leque. “Agora conscientizamos aos turistas e munícipes a trazer uma sacolinha ou recipiente para coletar os resíduos gerados por eles para que, ao saírem da praia, descartem nos contentores”.
Participação – Além das secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente, estão envolvidos nas ações da Operação Verão no Clima as seguintes pastas: Governo (Segov), Urbanismo (Seurb), Serviços Urbanos (Sesurb), Esporte e Lazer (Seel) e Cultura e Turismo (Sectur).