PUBLICIDADE

Região / Meio Ambiente

Tartaruga marinha morre após se enroscar em rede de pesca irregular, em Bertioga

Segundo a corporação, os policiais não visualizam nenhum pescador ou embarcação nas proximidades, tão pouco plaquetas de identificação na rede, não sendo possível identificar o responsável até o momento. 

 

Vídeo: Polícia Militar Ambiental

Por Vinícius Farias

Uma tartaruga marinha morreu na última sexta-feira (11) após se enroscar em uma rede de pesca irregular, no local conhecido como Laje de Bertioga, na direção da praia da enseada, na cidade bertioguense.

De acordo com a 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb, os agentes visualizaram a rede e tiraram ela imediatamente do mar. Segundo a corporação, os policiais não visualizam nenhum pescador ou embarcação nas proximidades, tão pouco plaquetas de identificação na rede, não sendo possível identificar o responsável até o momento.

Dentro da rede, que tinha 300 metros, estavam diversos peixes vivos, que foram libertados, mas uma tartaruga marinha foi encontrada enroscada sem vida. O animal foi encaminhado ao Instituto Gremar.

A PM Ambiental informa que redes de pesca armadas em locais proibidos e/ou sem a devida presença do pescador para identificar e tomar a medida imediata caso haja o emalhe de tartarugas, golfinhos, baleias, pinguins, raias e outros animais, ainda é comum e necessita da consciência ambiental por parte desses pescadores.

Muitos desses locais são berçários naturais de tartarugas marinhas, que acabam morrendo afogadas, devido não conseguirem emergirem para respirar.