PUBLICIDADE

Região / Meio Ambiente

Praia Grande triplica coleta de lixo reciclável

Da redação 

 

A Prefeitura de Praia Grande coletou 131 toneladas de lixo reciclável no mês de junho deste ano. A quantidade foi triplicada se comparada com o mesmo período de 2018 que arrecadou 330 toneladas. 

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), esse resultado é devido aos seis novos caminhões adquiridos exclusivamente para a coleta do lixo reciclável da cidade. Isso permitiu que o serviço passasse pelos domicílios três vezes por semana e não apenas uma, como era feito antes da compra dos veículos. 

Com o objetivo de intensificar as ações, o representante da Sesurb de Praia Grande, Katsu Yonamine, explica que esses números ainda não são suficientes e que o objetivo é aumentar a quantidade arrecadada. “Já estimamos que no próximo mês alcançaremos a marca das 400 toneladas de reciclagem. E a meta é no ano que vem dobrarmos essa quantidade, chegando às 800 toneladas, que representará a importante marca de cerca de 10% do total de lixo em geral produzido na Cidade”, explica. 

Para que isso se concretize, o diretor do departamento de Manutenção Ambiental da SesurbMarcelus Condé, ressalta que o papel dos munícipes é fundamental. “Orientamos que as pessoas separem os itens reaproveitáveis dos orgânicos e, sempre que possível, identifiquem o material, utilizando uma sacola diferenciada na cor verde. Além disso, no dia da coleta, o morador deve deixar o saco com o lixo reciclável perto do portão e o com lixo comum próximo ao meio fio”, ele lembra. 

Outros serviços 

Além do serviço realizado por caminhões nos bairros, nomeado de coleta domiciliar, Praia Grande ainda conta com os ecopontos, caçambas de lixo voltadas especificamente aos recicláveis. No total, existem 15 unidades na cidade e servem para evitar que materiais indevidos sejam descartados em locais irregulares. O funcionamento acontece das 8 às 17 horas e estão localizados nos seguintes bairros: Aviação, Sítio do Campo, Mirim, Nova Mirim, Real, Caiçara, Maracanã, Boqueirão, Solemar, Ribeirópolis, Ocian, Canto do Forte, Anhanguera, Vila Sônia e Melvi. 

É possível descartar os seguintes materiais: vidro, plástico, entulho, metal e madeira. Todas as unidades recebem também pilhas e óleo de cozinha; os ecopontos Caiçara e Aviação recebem também o descarte de pneus. E em 2019, cinco novos bairros devem receber Ecoponto, são eles Tupi, Quietude, Esmeralda, Antártica e Guilhermina.