PUBLICIDADE

Região / Meio Ambiente

Instituto Gremar realiza necropsias de baleias Jubarte em Santos e Guarujá

Da Redação

Em acionamentos pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), equipes do Instituto Gremar atenderam simultaneamente a duas ocorrências com baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae) nesta quinta-feira (5), em praias da Baixada Santista.

Um dos casos foi registrado na Praia do Gonzaga, em Santos, em torno das 9h. O animal, juvenil, macho, de aproximadamente 7 metros, apresentava avançado estado de decomposição e ainda estava na área de arrebentação no momento da chegada dos técnicos ambientais. Somente na parte da tarde, após a remoção da carcaça para a faixa de areia, foi realizado o exame de necropsia.

 - REVISTA MAIS SANTOS

A segunda baleia encalhou na Praia do Moisés, no Guarujá (SP), também no período da manhã. As características do animal eram semelhantes ao encontrado em Santos: juvenil, macho, em decomposição avançada, com aproximadamente 7,5m.

Como se trata de uma área militar, a operação contou com o apoio da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro, que opera no local.

Recorrentes

As amostras recolhidas nos dois locais serão analisadas para, possivelmente, determinar a causa específica destes óbitos. Fatores como interação com petrechos de pesca, colisão com embarcações e escassez de recursos alimentares costumam ser os mais comuns neste tipo de ocorrência.

Estes são, respectivamente, o segundo e terceiros casos de encalhe de baleia jubarte no trecho monitorado pelo Instituto Gremar pelo PMP-BS (Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga). O primeiro foi registrado no último dia 2 de junho, na Praia de Guaratuba, em Bertioga (SP).

Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

É realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120

Fotos: Luigi Bongiovanni