PUBLICIDADE

Região / Meio Ambiente

Guarujá realiza campanha de educação ambiental sobre descarte correto do óleo de cozinha usado

Da Redação

A temporada de férias costuma agitar ainda mais o Guarujá, de olho nesse grande movimento, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e a Secretaria de Meio Ambiente da cidade realizam a 5ª edição da campanha Óleo Sustentável no Verão.

A iniciativa, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado e a destinação correta do óleo de cozinha usado, acontece nos dias 21, 22, 28 e 29 de janeiro, nas praias do Tombo e Guaiúba e nos bairros Vicente de Carvalho, Morrinhos, Santa Cruz dos Navegantes e Cantagalo.

Além das ações de educação ambiental, também haverá um espaço instagramável para adultos e crianças – cenário elaborado com elementos de natureza e verão utilizando o conceito de meio ambiente preservado e sem lixo -, distribuição de brindes, mudas nativas e, a nova edição da revista em quadrinhos da “Capitã Recicla”, dentre outras atividades didáticas.

Para a coordenadora de Sustentabilidade da ABIOVE, Aline Lazzarotto, a campanha leva informações relevantes e valiosas sobre logística reversa e preservação do meio ambiente para todos os públicos. Nesta edição, promotores da campanha irão abordar vendedores ambulantes, quiosques de praia, turistas e moradores da cidade.

“Essas ações são muito importantes, pois sensibilizam as pessoas quanto à importância da destinação correta e reciclagem de resíduos, como o óleo de cozinha usado. A indústria tem como prioridade que seus processos produtivos sejam cada vez mais sustentáveis, entregando aos consumidores um produto confiável e de qualidade. A população também precisa fazer sua parte. Descartar corretamente o óleo usado reduz significantemente diversos impactos ambientais, principalmente quanto aos recursos naturais”, comenta Aline.

Vale destacar que a estimativa de consumo de óleo comestível no Brasil foi de cerca de 4 bilhões de litros, para 2022, sua coleta e destinação adequadas trazem benefícios sociais, econômicos e ambientais, já que o produto é considerado um resíduo de alto valor, que, depois de reciclado, serve como matéria-prima para a produção de biodiesel, tintas, vernizes, sabão e ração animal.

Na Baixada Santista existem 210 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de óleo de cozinha usado, somente na cidade do Guarujá são oito. Confira os endereços no site oleosustentavel.org.br.

PROGRAMAÇÃO

Final de semana 1 (21 e 22/01)
Praia do Tombo (9h às 16h)
Sábado (21): Vicente de Carvalho (Praça 14 bis) – período da manhã (9h às 12h)
Domingo (22): Bairro Morrinhos (Praça Mário Covas) – período da manhã (9h às 12h)

Final de semana 2 (28 e 29/01)
Praia do Guaiúba (9h às 16h)
Sábado (28): Santa Cruz dos Navegantes (Centro Esportivo) – período da manhã (9h às 12h)
Domingo (29): Bairro Cantagalo (Associação de Bairro Cantagalo) – período da manhã (9h às 12h)

Foto: Divulgação