Em um desses locais, um homem foi autuado em 22.600,00. A primeira área foi na Serra do Mar e a segunda no bairro Ribeirópolis.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Praia Grande
Da redação
Em uma ação conjunta, a Guarda Ambiental, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), e a Polícia Ambiental identificaram áreas de desmatamento, em Praia Grande.
Segundo a corporação, uma área com desmatamento de 15.000m² na Serra do Mar foi localizada. Um homem estava no local e foi autuado pela irregularidade.
De acordo com o inspetor Fábio Barbatano Marques, a alteração foi identificada pelo monitoramento aéreo com drone da Guarda Ambiental. Para acessar a área, na margem oposta do Rio Boturoca, na Avenida Hermenegildo Pereira de França, no Bairro Esmeralda, foi empregada uma embarcação e um efetivo de oito agentes da Guarda Ambiental e da Polícia Ambiental.
Ele explicou ainda que o autor do dano foi localizado e autuado em R$ 22.600,00, pelo desmatamento e construção de dois barracos que impedem a regeneração natural da vegetação nativa.
Segundo caso
De acordo com a prefeitura, outra equipe da Guarda Ambiental atuava no bairro Ribeirópolis e também localizou uma construção irregular na Av. Ilda Rosa da Cunha, cujo responsável não foi localizado.
A construção foi removida com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) e coordenação da Secretaria de Urbanismo (Seurb).
Marques reforçou que os trabalhos nessas áreas ocorrem diariamente com o propósito de coibir novas construções. “No caso da primeira ação, temos um histórico de outras infrações no local, onde seus autores também foram responsabilizados. Por ser mais distante da área urbana, os drones e imagens de satélite são fundamentais e ajudam no planejamento.”