“Hoje eu encontrei e mergulhei com a maior água-viva que eu já vi!”. A declaração foi dada pelo fotógrafo Rafael Mesquita, especialista em fotografia de animais marinhos, em suas redes sociais. Imagens feitas por ele mostram uma água-viva com mais de 10 metros.
“Uma corrente marítima muito fria (15,5⁰C na superfície ) e com água bem turva encostou próxima à ilha do Montão de Trigo e trouxe consigo alguns indivíduos dessa espécie de medusa que eu ainda não sei exatamente qual é, mas vou pesquisar mais a fundo (identificar espécies de cnidários não é uma tarefa tão fácil)!”, relata.
Segundo a National Geographic, a maior água-viva já registrada é da espécie Juba de Leão (Cyanea capillata). O corpo tem um diâmetro aproximado de 30 a 80 centímetros, mas já foram encontrados espécimes com mais de 180cm de diâmetro. Os tentáculos podem passar dos 30 metros.
Fica o convite do Rafael para assistirmos o vídeo (acesse as redes sociais da Revista Mais Santos) “Vale a pena ver o vídeo inteiro e reparar nos detalhes dela e nos peixes que usam seus tentáculos como abrigo, proteção contra predadores e fonte de alimento! O diâmetro dessa água-viva linda é de aproximadamente 60cm e seus tentáculos mais finos e compridos passam dos 10 metros!”