PUBLICIDADE

Região / Meio Ambiente

Charlote-pigmeu que havia encalhado na Praia de Santos, foi devolvido ao mar

O golfinho trata-se de uma fêmea, juvenil, com 3m de comprimento. O animal apresentava boa capacidade de natação, comportamento esperado para a espécie, além de exames clínicos com parâmetros dentro da normalidade, sendo considerada apta para a soltura.

 

Foto: Instituto Gremar

Da redação

Três dias após ser resgatado na Praia do José Menino, em Santos, o golfinho da espécie Kogia breviceps,  popularmente conhecida como cachalote-pigmeu, foi solto na praia do Guaiúba, em Guarujá, durante operação coordenada pelo Instituto Gremar , na tarde desta quarta-feira (5). De acordo com o Gremar, o animal apresentava boa capacidade de natação, comportamento esperado para a espécie, além de exames clínicos com parâmetros dentro da normalidade, sendo considerada apta para a soltura.

A charlote-pigmeu havia sido resgatada na manhã do último domingo (2), por volta de 11h, pelo Gremar, após encalhar na Praia do José Menino, em Santos. O golfinho trata-se de uma fêmea, juvenil, com 3m de comprimento, que apresentava lesões aparentes em sua região caudal.

Na data, durante mais de quatro horas os veterinários e técnicos de campo permaneceram no mar, a cerca de 30 metros da faixa de areia, onde o animal foi medicado e estabilizado, até que pudesse ser encaminhado ao Centro de Reabilitação localizado no Guarujá. No local, o golfinho passou a ser monitorado 24h em um tanque de 60 mil litros de água, com sistema de suporte de tratamento, onde recebeu medicações, suplementação vitamínica e alimentação.

A operação contou com apoio da Guarda Municipal de Santos e também do Corpo de Bombeiros.

 

Foto: Instituto Gremar

 

Soltura

Por se tratar de um processo complexo, a soltura ocorreu de forma assistida, exigindo equipe capacitada, estratégia, equipamentos específicos e organização logística. O animal foi transportado do Centro de Reabilitação até a praia em uma maca feita especialmente para o indivíduo, e contou com auxílio de um caminhão munck.

A equipe do Instituto Gremar permaneceu com o animal a todo instante, realizando reflutuação e fornecendo todo suporte e assistência necessária até que ele se readaptasse às condições do ambiente natural. Após 5 horas e meia, o animal demonstrou-se bastante ativo e seguiu em direção ao mar.

A soltura contou com apoio do Grupamento de Bombeiros Marítimo do Corpo de Bombeiros de São Paulo, da locação de Munck JSilva Rental, da equipe de Canoa Havaiana Rema Guarujá, do Drone Fox Guarujá, do Aloha dive e dos fotógrafos Pepeu Lago e Isabel F.

Este é o primeiro caso de soltura da espécie desde o início do trabalho do Instituto Gremar pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Antes haviam sido registrados somente outros dois casos com a espécie na região, em 2017 e 2020. Nessas ocasiões, os dois animais encalharam com vida, mas não resistiram.

 

Charlote-pigmeu 

Esse grupo pertence à ordem dos cetáceos (baleias, botos e golfinhos) e possuem características como presença dentes e apenas um orifício respiratório. Habitam águas costeiras e oceânicas ao redor do globo e seu tamanho pode varia de 1,5 m para a Franciscana a 18 m para o macho adulto do cachalote. As orcas e o golfinho-nariz-de-garrafa são as espécies mais conhecidas entre os odontocetos.

A espécie ocorre preferencialmente ao largo da plataforma continental em águas tropicais e temperadas, podendo ser avistada solitária ou em pequenos grupos de até 6 indivíduos. Possuem dieta a base de invertebrados, peixes e cefalópodes e pode chegar a 3,5 m e 410 kg. Existem muito poucas informações sobre a espécie, fazendo com que ela seja classificada como contendo dados insuficientes (DD) para categorização de seu status de conservação.

O que fazer se encontrar um animal
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato com o Gremar pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120. É possível ainda comunicar a GCM pelo 153 ou com a Polícia ambiental pelo 3348-4750.