Da Redação
O resgate de um cavalo mobilizou a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) de São Vicente, que coordenou uma grande operação com apoio da Subprefeitura da Área Continental, Corpo de Bombeiros, Pelotão Ambiental, Unidade de Saúde Animal (Ubasa), Centro de Zoonoses, além de munícipes que se sensibilizaram com a situação.
O animal estava preso em uma caixa de manobra da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, localizada na Avenida Marginal Parque Continental, em São Vicente. O espaço estava sem tampa e escondido pela vegetação.
O local foi isolado para evitar o stress do animal e o seu estado clínico foi verificado por médicos veterinários. O cavalo foi sedado e resgatado sem nenhuma fratura, com uso de cordas e uma máquina retroescavadeira. O equino foi devolvido ao proprietário, que foi orientado sobre os cuidados com o animal.
Também auxiliaram no resgate a empresa que recolhe animais de grande porte no Município, C. Anselmo Horse, e a Guarda Municipal. A Sabesp foi notificada de imediato para efetuar a contenção do local e providenciar o conserto da tampa da caixa para evitar novas ocorrências.
Quem flagrar algum animal de grande porte nas ruas do Município pode ligar para a empresa C. Anselmo Horse pelo telefone (13) 3025-1055 (24 horas).
Outro lado
Em nota, a Sabesp informa que “lamenta o ocorrido” e que, “ao tomar conhecimento do caso, esteve no local e constatou o furto da tampa de um medidor de vazão de água. A equipe providenciou de imediato o isolamento e a sinalização da área enquanto providencia a recolocação da tampa”.
Fotos: Divulgação/PMSV