Um visitante inesperado foi flagrado pelas câmeras de monitoramento da equipe da Reserva Natural Sesc Bertioga que realiza o acompanhamento e monitoramento diário nas áreas do Sesc: o gato- do- mato-do-sul (Leopardus Guttulus).
Ele é considerado um dos menores felinos que existem, vive nas matas das regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, além do Paraguai e nordeste da Argentina. Sua alimentação é basicamente de pequenos roedores, lagartos e pequenas aves. A destruição dos ambientes florestais e os atropelamentos são consideradas as principais ameaças à espécie.
Desde 2016, a equipe da Reserva Natural Sesc Bertioga realiza acompanhamento e monitoramento diário nas áreas do Sesc. O intuito é reconhecer as espécies presentes, as que deixaram de existir e as que começaram a aparecer, ilustrando os vários tipos de deslocamento conforme a época do ano.
Tais levantamentos podem indicar melhoria ou declÃnio nas condições ambientais da floresta. Por isso, seguimos de olhos abertos e câmeras ligadas na fauna, na flora em seus habitats.