Da Redação
Os oficiais do Pelotão Ambiental, da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Vicente, foram acionados na tarde desta terça-feira (18), para resgatar uma tartaruga na Rua Comunidade Unida, no bairro Jóquei Clube.
No local, a equipe constatou que se tratava de uma tartaruga-verde fêmea (Chelonia Mydas), também conhecida como tartaruga-aruanã. O animal estava debilitado, com duas fissuras no casco, e foi encaminhado para o Instituto GREMAR no Guarujá, onde permanece sob avaliação dos profissionais e tratamento de reabilitação.
Fiscalização
Outra ação desempenhada pelo Pelotão Ambiental da GCM foi a fiscalização no Parque Estadual Xixová-JapuÃ, no bairro JapuÃ, em São Vicente. Na ronda com monitores da unidade, foram retiradas duas barracas de camping com cinco pessoas. Todas foram notificadas e retiradas do Parque.
Acampar no local é uma prática proibida, prevista na Resolução SIMA 005/21, que prevê multa em quem entrar em unidades de conservação, cuja visitação pública ou permanência não sejam permitidas.
A multa pode variar de R$ 2 mil a R$ 10 mil, mediante análise do órgão gestor da unidade de conservação. Em caso de resgate ou denúncia, o munÃcipe deve entrar em contato com a GCM pelos telefones 153 ou (13) 3467-7434.
Foto: Divulgação/PMS