Tributo aos emancipadores, homenagens, caminhada e shows estão na programação de 19 de janeiro
Foto: Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande
Da redação
A cidade de Praia Grande completa nesta sexta-feira (19) 57 anos de emancipação político–administrativa. Para comemorar esta data, a cidade preparou uma programação especial.
Com novidades, este ano a cerimônia cívica em tributo aos emancipadores acontecerá às 17 horas, na arena Guilhermina, localizada na praia, na direção da Rua Leblon. Em seguida será realizada a homenagem com entrega das Medalhas de Honra ao Mérito da Prefeitura de Praia Grande aos cidadãos e instituições que se destacaram no campo cultural, científico, artístico, desportivo, cívico ou de assistência social de modo a promover ou divulgar o Município.
Entre os homenageados este ano estão profissionais de assistência social, comerciantes, ambulantes, feirantes, artesãos e voluntários em unidades e eventos municipais.
Em seguida, no mesmo local, será dada a largada à tradicional Caminhada dos Emancipadores, com início previsto para às 18h30 e um trajeto com muita descontração.
Mais de 4 mil pessoas se inscreveram para o evento e outras centenas devem participar da atividade que é aberta ao público e será animada por um trio elétrico em todo seu trajeto, até a chegada na arena do Canto do Forte onde uma linda queima de fogos sem estampido iluminará o céu.
A partir das 22 horas, a comemoração será no Kartódromo Municipal. A cantora Mari Fernandez e o grupo Menos é Mais apresentarão seus grandes sucessos no palco do Estação Verão.
História
De acordo com a Prefeitura, a história começa com moradores insatisfeitos com a falta de infraestrutura, sem oferta de saneamento e outros serviços. Com isso, os munícipes viram a possibilidade de se desmembrar de São Vicente para que e Praia Grande ganhasse autonomia. Em 1953, Júlio Secco de Carvalho, liderou o movimento juntamente com Nestor Ferreira da Rocha, Heitor Sanchez Toschi, Israel Grimaldi Milani e Dorivaldo Loria Júnior, entre outros.
Segundo a administração municipal, houve muita resistência por parte de São Vicente, pois significava a perda de quase 23 quilômetros de praias. Foi realizado em 1963 um plebiscito, que é a maneira pela qual a população faz sua escolha através do voto. Mas isso não garantiu ainda a emancipação da cidade.
Só em 19 de janeiro de 1967 a emancipação aconteceu. O engenheiro Nicolau Paal foi nomeado interventor federal no município, com instalação provisória da prefeitura no Ocian Praia Clube.
A primeira eleição municipal na Praia Grande foi realizada em 15 de novembro de 1968, tendo como prefeito Dorivaldo Loria Junior.