Evento contou com patrocínio do Ministério da Cultura por meio da FUNARTE.
Da redação
Cubatão foi agraciada com uma verdadeira sinfonia de aprendizado e crescimento artístico. Jovens de todo o país estiveram participaram do Encontro para Maestros, Músicos e Coreógrafos, realizado pela AFABAN (Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista) com o objetivo de estimular a participação de bandas e fanfarras, promover o intercâmbio entre os integrantes e aprimorar métodos e técnicas com professores de renome do cenário musical.
A abertura contou com uma programação especial para a entrega do Prêmio Amigos das Bandas 2023, um momento totalmente dedicado para homenagear e agradecer os atores envolvidos pelo apoio e incentivo a favor das bandas e fanfarras da Baixada Santista.
Um tributo emocionante a Tim Maia tomou conta do público presente que se entregou a música, transformando a noite em um verdadeiro espetáculo de alegria e nostalgia.
Nos dias 19 e 20 de agosto, o ambiente tradicional de aprendizado das salas de aula da UME Padre José de Anchieta, em Cubatão, foi totalmente transformado para receber mais de 276 jovens, que vieram de diversas cidades da Baixada Santista, São Paulo e outros estados, todos com um único propósito: adquirir conhecimento e aperfeiçoamento musical ao lado de profissionais renomados.
Uma verdadeira imersão que inclui cursos de regência, coreografia, sopro, percussão, saxofone, flauta, clarinete, trompete, trombone, trompa, eufônio e tuba.
O presidente da AFABAN, Luís Carlos Araújo, comemorou o grande sucesso do encontro. “A abertura oficial do evento, com a participação de 2.000 pessoas, nos mostrou o quanto a cidade precisa de mais eventos como esse. O sucesso desse encontro se fez por termos a frente os melhores profissionais do mercado nesse grande evento para receber de braços abertos os jovens que migram de outras cidades e regiões, principalmente do Interior, Litoral norte e sul, Ubatuba, para estar ao lado dos melhores. O sucesso é de todo esse time e da organização que cuidou de tudo com tanto carinho e gratidão”, afirma o presidente.
O evento é uma iniciativa da Associação de Fanfarras e Bandas da Baixada Santista (AFABAN) com o valioso patrocínio do Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE).