Estabelecimentos participantes apresentam ao público suas delícias autorais utilizando o pão de cará de 8 a 30 de junho.
Da redação
Foram revelados os sanduíches das 13 padarias participantes da primeira edição do Sanducará. A criatividade foi essencial e as receitas estão de dar água na boca. Os lanches autorais utilizando o pão de cará estarão disponíveis nos estabelecimentos participantes de 8 a 30 de junho.
Antes disso, nesta quinta-feira, dia 6 de junho, às 19h, o Centro Português de Santos será o palco do lançamento do Festival que é uma celebração ao pão de cará, Patrimônio Cultural Imaterial de Santos desde 2022.
Conhecido por seu miolo macio e sabor adocicado, o queridinho dos santistas será a estrela deste evento promovido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão (SINASPAN) que promete destacar o talento das padarias da Baixada Santista.
O evento não só valorizará a cultura local, mas também estimulará a economia regional, atraindo tanto residentes quanto turistas para experimentarem os diversos sabores que as padarias têm a oferecer.
Antonio Pires Gomes, presidente do SINASPAN, destaca a importância de um evento como esse: “Poucas cidades têm o privilégio de ter um item gastronômico que o represente, e Santos tem. O festival promove ainda um produto gastronômico que é o segundo item mais vendido em todas as padarias da região e que tem um valor afetivo com todo o santista. Mesmo que ele já esteja indo para outras padarias do litoral e algumas e de outros municípios como São Paulo e Serra Negra, é uma ótima oportunidade de aproximar e unificar as padarias”.
Confira as receitas dos sandubas que irão custar entre R$15,00 e R$35,00.
EM GUARUJÁ
1. Rafael Vidal | Caraipiria
Pão de cara selado na manteiga na chapa, servido com filé de sobrecoxa desossada crocante, creme de queijo gorgonzola, agrião fresco, crispy de presunto parma e geleia de laranja
EM PRAIA GRANDE
2. Dona Manuela | Frango Pesto
Pão de cará, peito de frango grelhado com pesto de manjericão, tomate seco, rúcula e queijo parmesão
3. Pammer | Cará da Sogra
Pão de cará, carne seca, queijo coalho e geleia de pimenta
EM SANTOS
4. Arco Íris | Romeu e Julieta na entrada
Pão de cará com Romeu e Julieta na entrada
5. Casaria | Mortadela Casaria
Pão de cará, mortadela, mussarela de búfala, rúcula, vinagrete de alho poró e tomate seco
6. Du Forno | Volta ao Mundo
Pão de cará, frango desfiado, pimentão e maionese com páprica
7. PIO XII | Caracolis
Pão de Cará recheado com omelete de brócolis com fatias de provolone ao molho tártaro
8. Luxor | Croque Madame no Cará
Pão de cará, molho bechamel, presunto, queijo tipo estepe, bacon e ovo frito
9. Pinheiro Machado | Calagarto
Pão de cará, lagarto a vinagrete com mussarela, maionese e salada
10. Rainha da Barra | Caralouco
Pão de cará com lagarto, cebola, tomate, pimentão amarelo, pimentão vermelho e temperos
11. Roxy | Cará Melt
Pão de cará tostado no azeite, salame hamburguês, cheddar, alface, tomate temperado com mel, mostarda e orégano
12. Santa Cecília | Oxente Cará
Pão de cará, carne seca desfiada na chapa e cream cheese
13. Santo Antônio do Litoral | Releitura do lanche da Vovó
Pão de cará com rúcula, patê de atum e tomate cereja
Além dos sanduíches
A programação do festival inclui ainda um workshop especial sobre o pão de cará, liderado pelo renomado Chef Jeff Silva, da Bunge Alimentos. O evento será no dia 17 de junho, a partir das 14 horas, na sede do Sinaspan e aberto ao público mediante inscrições prévias.
Durante o evento o participante receberá informações e instruções para o preparo do famoso pão e cará, elevando o nível de qualidade e inovação nas receitas apresentadas.
“O pão de cará é feito com o purê de cará, o tubérculo. Envolve etapas como a separação dos ingredientes, manipulação e estruturação da massa de forma ideal para que saia macio e saboroso após a fornada”, explica o Chef.
Ele diz ainda que o uso do cará foi reduzido devido a popularização da farinha branca e para facilitar a execução, pois fazer purê de cará dá muito trabalho, e isso se intensificou ainda mais com a chegada da tecnologia na panificação.
Uma curiosidade interessante trazida pelo Chef é que o cará, que é um tubérculo de origem africana, trazido para a região pelos imigrantes, começou a ser aplicado no pão durante a Primeira Guerra Mundial, quando a farinha importada chegava em pouca quantidade e com custo alto. Foi então que começaram a usar batata, inhame e cará no pão, para render a receita e baratear o custo.
Além de tudo isso, no dia 24 de junho, os colaboradores das 15 padarias participantes irão fazer uma visita técnica a Bunge Alimentos, em São Paulo.
“Com o envolvimento da comunidade local e o apoio de entidades e empresas, o 1º Festival Sanducará está destinado a se tornar um marco no calendário cultural e gastronômico de Santos”, destaca Antonio Pires Gomes.
O 1º Festival Gastronômico Sanducará é uma realização do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão (SINASPAN), co-realização da SantosPress Comunicação e Curitiba Honesta. Patrocínio: SunMobi Energia, Bunge Alimentos e BRF Sadia. Apoio Institucional: Sebrae ER Baixada Santista e Prefeitura de Santos – Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo. Media Partner: Revista Nove. Apoio Cultural: TC Car, Vovó Mocinha e Nova Emergências.