PUBLICIDADE

Região / Esporte

Vicentina Larissa Pimenta ganha o bronze no judô dos Jogos Olímpicos de Paris

Larissa Pimenta, de São Vicente, garantiu o bronze na disputa contra a italiana Odette Giuffrida no judô feminino até 52 kg neste domingo (28), pelos Jogos Olímpicos de Paris de 2024.

Atual campeã do mundo, a italiana era dona do favoritismo, mas acabou perdendo ao levar três punições, após mais de quatro minutos de golden score. Larissa perdeu nas quartas de final no judô feminino, mas foi para a repescagem buscar a medalha de bronze. Pimenta se recuperou com um ippon no Golden Score contra a alemã Mascha Ballhaus e uma vitória após a italiana Odette Giuffrida receber a terceira punição (shido), também no Golden Score.

Larissa é natural de São Vicente e relata que superou a perda da avó com a ajuda do esporte. Aliás, ela pratica o judô desde os 8 anos.

Ela lembrou que uma cirurgia que fez no joelho, no ano passado, chegou a abalar o sonho pela Olimpíada, com dificuldades “mais mentais do que físicas” na recuperação.

“Esses três anos foram muito difíceis, muitos altos e baixos. Sempre me questionava, nunca entendi. (As dificuldades) Me mudaram muito, me fizeram crescer e amadurecer. Sempre fui forte, nunca quis ficar vulnerável. No ano passado, tive um acidente (cirurgia), que foi o que mais me deixou vulnerável. Até deixei de sonhar com os Jogos Olímpicos. Mas, por incrível que pareça, foi um dos momentos que mais me fortaleceramâ€, relembra.

O bronze de Larissa Pimenta é o 18º do judô brasileiro na história das Olimpíadas. Agora, o Brasil conta agora 26 medalhas na modalidade nos Jogos — contando com a prata conquistada por Willian Lima mais cedo.

Foto: Wander Roberto/COB