A Seleção Brasileira de Roller Derby está se preparando para representar o paÃs na Copa do Mundo de Roller Derby 2025, em Innsbruck, Ãustria. O time esteve presente em todas as copas realizadas até hoje, sendo a primeira em 2011 (Canadá), seguida de 2014 (Estados Unidos) e 2018 (Inglaterra).
O Roller Derby é um esporte de contato jogado sobre patins, em que duas equipes competem em uma pista oval. Majoritariamente praticado por mulheres e pessoas trans, cada equipe é composta por até 15 atletas no time e 20 na escalação, das quais até cinco entram na pista a cada jam, incluindo a “jammer†que marca pontos ao ultrapassar a equipe adversária. Enquanto as “blockers†tentam impedir o avanço de posição da “jammer†adversária. Além disso, o esporte conta com uma cultura forte de independência e autogestão: todas as ligas e time são organizados pelas próprias atletas, não possuindo ganhos financeiros de nenhuma parte.
Praticar Roller Derby no Brasil apresenta desafios únicos. A infraestrutura limitada, o custo dos equipamentos de proteção e patins e a falta de patrocÃnios são obstáculos que as pessoas atletas enfrentam diariamente. No entanto, a paixão e a dedicação têm impulsionado o crescimento do esporte no paÃs.
Infelizmente, muitas das atletas terão dificuldade ou serão impossibilitadas de ir, por questões financeiras, para a primeira Copa do Mundo após a pandemia de COVID 19. Por isso, além de fazer rifas, eventos e vaquinhas on-line para arrecadação de dinheiro, a Seleção Brasileira de Roller Derby também está a procura de patrocÃnios e apoios, tudo para tornar a ida do time à quarta Copa do Mundo de Roller Derby algo possÃvel.
Para mais informações: @brasilrollerderby no Tiktok e Instagram
Foto: Divulgação