PUBLICIDADE

Região / Esporte

São Vicente promove a “4ª Corrida Maria dos Remédios”, com foco na solidariedade

Os competidores poderão retirar seus kits no sábado (29), das 10h às 18h, no estacionamento do Supermercado Fiel Barateiro (Rua XV de Novembro – Centro).

Foto: Danilo Belmonte

Da redação

Na segunda-feira (01), acontece a 4ª edição da ‘Corrida Maria dos Remédios’. O evento faz parte calendário oficial de São Vicente.

Com a expectativa de receber 700 atletas de vários lugares do país, a largada acontece na areia da praia do Itararé, na altura do Ilha Porchat Clube, às 7h30. A concentração é a partir das 6h30.

O percurso da corrida e da caminhada é de 5 km. As categorias são divididas por faixas etárias, de 5 em 5 anos, a partir dos 19 até os 100 anos de idade.

 

Solidariedade 

Os competidores poderão retirar seus kits no sábado (29), das 10h às 18h, no estacionamento do Supermercado Fiel Barateiro (Rua XV de Novembro – Centro). É necessário levar um documento com foto e comprovante de inscrição, além de 1 kg de alimento não perecível. As arrecadações serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV).

 

Premiação 

Os três primeiros colocados de cada categoria recebem um troféu como premiação. Na categoria geral, masculino e feminino, serão premiados os cinco primeiros colocados. O vencedor da prova receberá uma bicicleta.

A prova tem parceria com a equipe ‘Maria dos Remédios’, Supermercado Fiel Barateiro e Drogaria Aliança que colaboram com o projeto desde a primeira edição.

“Uma prova que já é tradição em São Vicente, onde a gente mantém a memória da gloriosa Maria dos Remédios, que fez história e levou o nome da Cidade Brasil afora”, afirma Wagner Paraguay, secretário da Sespor.

 

Maria dos Remédios

A competição surgiu como homenagem a um dos maiores ícones de São Vicente no esporte. Maria dos Remédios, que faleceu em maio de 2018, aos 48 anos, e  ‘adotou’ São Vicente como sua terra, local onde fez sucesso, colecionando façanhas, como seis títulos do Campeonato Santista de Pedestrianismo.

Em 2012, alcançou aquilo que ela própria considerou o auge da carreira: medalha de ouro na meia maratona A Tribuna – Praia Grande.

A equipe ‘Maria dos Remédios’, foi formada pela própria atleta, ainda em vida, quando realizou a primeira corrida. Hoje, mesmo após a sua morte, a equipe liderada pela irmã, Maria dos Anjos, continua levando o legado da atleta e impactando a vida das pessoas.

“A corrida é o maior conforto que nós, como família, sentimos. Porque é um período que reunimos todos os amigos, colaboradores e pessoas que foram influenciadas por ela, de vários lugares do país. Todos fazem questão de estar conosco, todos os anos. Sentimos a presença dela ali, é maravilhoso”, comentou Maria dos Anjos.

O projeto ‘Mudança de Hábito’ é uma das principais iniciativas desse legado, que atende mais de 100 mulheres que tiveram problemas com depressão e doenças crônicas.

Um dos equipamentos esportivos da Cidade recebeu o nome da atleta, a Escola de Esportes Maria dos Remédios (Avenida Getúlio Vargas, 1 – Gonzaguinha).