Praia Grande investe maciçamente em políticas públicas aplicadas à juventude e, por isso,a Administração Municipal, por meio da Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve), está com mais de 50 vagas abertas para o curso de iniciação de Skate para jovens de 12 a 29 anos. As aulas ocorrerão no primeiro polo de iniciação de Skate da Cidade, localizado na pista de Esportes Radicais Xitão, no Bairro Quietude. O curso será ministrado pelo professor de Educação Física, Marcos Rossi.
Segundo o subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, o polo beneficiará todos os moradores das redondezas. “Por meio do esporte, estamos dando mais um passo para aplicar as políticas públicas para a juventude e, além disso, o curso promoverá a conexão dos jovens com a comunidade local”.
Para participar da modalidade basta comparecer na sede da Subjuve, localizada na Rua Xavantes, 51, no Bairro Tupi, com o documento de identificação, comprovante de residência e autorização dos responsáveis (no caso de pessoas com menos de 18 anos), sempre de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 13 às 16 horas.O curso terá conteúdos teóricos e práticos com duração de 1h30min, e será realizado durante a semana em quatro períodos: das 8h30 às 10h; das 10h às 11h30; das 13h30 às 15h e das 15h às 16h30. Outras informações devem ser obtidas pelo telefone 3496-5684.
Pistas de Esportes Radicais – Atualmente, a Cidade tem cinco pistas de esportes radicais localizadas nos Bairros Ocian, Quietude, Aviação, Samambaia, Boqueirão e uma mini rampa no Esmeralda.
Skate- O esporte começou a tomar forma na década de 60, quando os surfistas dos Estados Unidosqueriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, em época de marés baixas e das regiões secas. A nova maneira de surfar foi chamada de sidewalk surf. Os primeiros campeonatos surgiram em 1965, mas o Skate só ficou reconhecido uma década depois. Em 2017, o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou que o esporte fará parte do programa olímpico, nas próximas nas Olimpíadas que ocorrem em Tóquio, no Japão, em 2020.