Da Redação
A cidade de São Vicente volta às urnas neste domingo em meio a uma disputa acirrada. Solange Freitas (PSDB0 e Kayo Amado (Podemos) buscam convencer o eleitorado de que merecem ocupar a prefeitura da primeira cidade do Brasil.
A tucana obteve 67.558 votos (41,47%), enquanto Amado conseguiu 55.307 votos (33,95%). Ambos brigam pelo lugar hoje ocupado por Pedro Gouvêa, que não se reelegeu. Em comum, além da formação e experiência distintas, o desejo de mudar os rumos de São Vicente.
Solange Cristina de Freitas, de 50 anos, solteira, é jornalista e está no último ano do curso de Direito; tem um filho. Morando em São Vicente após o casamento, conquistou o primeiro emprego na TV Litoral (que depois virou Santa CecÃlia TV).
Também passou pela TV Brasil (então ligada ao SBT), Band Litoral, Tri TV e, por fim, a TV Tribuna, de onde saiu este ano, para ingressar na polÃtica.
Kayo Amado, de 29 anos, solteiro, é servidor público concursado, gestor de PolÃticas Públicas formado na USP. Também tem pós-graduação avançada do Insper e é cientista polÃtico, formado na FESPSP, entre outros cursos.
Não é a primeira disputa eleitoral de Kayo. Em 2016, ficou em segundo lugar na disputa para a prefeitura e, em 2018, disputou como candidato a deputado federal, mas não se elegeu porque a coligação não atingiu o quociente eleitoral.