Serão investidos R$ 5,8 bilhões na obra, que terá 860 metros, com extensão de 1,5km, por baixo do canal portuário. União e o Governo de São Paulo vão investir 50% cada do valor previsto.

Foto: Reprodução / Governo de SP
Por Vinícius Farias
Com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi anunciado o lançamento do projeto do túnel imerso Santos-Guarujá, que será executado por meio de parceria público-privada (PPP). O evento aconteceu em comemoração aos 132 anos do Porto de Santos, o maior da América Latina, na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS).
O novo empreendimento terá 860 metros, 1,5km de extensão e ficará imerso sob o fundo do canal portuário, a uma profundidade de 21 metros. Além disso, haverá espaço para ciclistas, VLT e pedestres. O traçado liga a Prainha, em Guarujá, na margem esquerda do Porto, abaixo do linhão, a uma área próxima ao cais da Marinha, do lado direito, em Santos.

Foto: Isabela Carrari / Prefeitura de Santos
O projeto está incluído entre as obras do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O investimento de R$ 5,9 bilhões virá da União e do Governo de São Paulo, com 50% do valor previsto para cada. A expectativa é de que a obra fique pronta até 2028.
Além de Lula e Tarcísio, estavam presentes o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PT), o deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), o presidente da APS, Anderson Pomini, e o prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos).

Foto: Reprodução
Segundo o Governo de São Paulo, o túnel beneficiará mais de 5 milhões de pessoas, incluindo os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, e os mais de 4 milhões de turistas que anualmente visitam Guarujá e o litoral Norte paulista. Todos os dias, 80 mil pessoas cruzam o canal. Conforme o governo estadual, o túnel irá proporcionar mais segurança às embarcações que escalam o porto santista para realizar operações.
“Esse túnel é necessário e ficaria caro para qualquer um dos lados. Havia projetos e autorizações prontos do Governo de São Paulo. Humildemente, falei ao Rui Costa (ministro da Casa Civil) para que trouxesse o Tarcísio para isso. Estamos juntos para servir o povo deste Estado e de todo o Brasil”, afirmou o presidente.
“Estamos celebrando uma parceria para entregar à Baixada Santista algo que é desejado, pelos primeiros registros, há cem anos: o túnel Santos-Guarujá. Nós vamos tornar este sonho uma realidade e fazer esse túnel sair do papel”, disse Tarcísio.
Durante o evento, Lula também afirmou que São Vicente e Santos vão receber uma unidade cada do Instituto Federal de Educação.