PUBLICIDADE

Região / Educação

Rede Municipal de Educação de Mongaguá insere Libras na pré-escola

O objetivo é que o projeto faça parte da grade escolar dos alunos.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Mongaguá

Por Vinícius Farias

A Rede Municipal de Educação de Mongaguá começou a inserir o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos alunos da Educação Infantil (pré-escola) da rede de ensino.

De acordo com a administração municipal, atualmente todos os alunos da pré-escola possuem aulas semanais, garantindo, de maneira gradativa, o ensino de Libras. O intuito é tornar os estudantes pequenos multiplicadores do conhecimento em seus lares, contribuindo, assim, para uma sociedade mais inclusiva.

Segundo a prefeitura, as aulas vão ser ministradas por professores especialistas em intérprete de Libras, convocados a partir de concurso público. As aulas vão ser semanais em diferentes unidades de ensino, possibilitando de maneira gradativa a inserção do uso das Libras no dia a dia dos alunos da pré-escola.

De acordo com a diretora de Educação, Priscila Eleutério, o objetivo é que o projeto faça parte da grade escolar dos alunos. “A proposta já está em andamento nas unidades e os resultados estão sendo excelentes. O objetivo é garantir a proposta na matriz curricular, afinal, se a educação infantil está apresentando assimilação exemplar, os outros níveis também apreciarão. Além disso, é válido salientar que, assim como versa a Declaração de Salamanca, as escolas têm que encontrar a maneira de educar com êxito todas as crianças”, destaca a diretora.