PUBLICIDADE

Região / Educação

Praia Grande disponibiliza 1.000 bolsas de estudos para o ensino superior; confira

O período de inscrição do vestibular 2024 para essas vagas vai até o dia 21 de novembro.

 

Foto: Richard Aldrin / Prefeitura de Praia Grande

Da redação

A Prefeitura de Praia Grande ampliou para 1.000 o número de bolsas de estudos para interessados em cursar gratuitamente um curso superior. O período de inscrição do vestibular 2024 para essas vagas vai até o dia 21 de novembro.

Comparado com o número de bolsas ofertadas em 2023, o crescimento é de 150 vagas. Atualmente, são 850 bolsas disponíveis. Segundo a administração municipal, a ampliação só foi possível porque o foi renovado o contrato relacionado a este programa educacional com a Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS).

As 1.000 bolsas são ligadas a 7 cursos de ensino superior. São eles: Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e Sistemas da Informação. De acordo com cronograma de trabalho da FALS, existe a previsão da inclusão de três novos cursos para o segundo semestre do próximo ano. Segundo a administração municipal, as tratativas com o Ministério da Educação (MEC) estão adiantadas.

Para concorrer as bolsas é necessário atender alguns critérios estabelecidos na legislação municipal que rege o programa. São elas: ensino médio na rede pública no município; cursar, no mínimo, 2/3 (dois terços) do ensino médio público em Praia Grande; ensino médio técnico, da rede pública, em cursos não existentes no município; ensino médio particular, com bolsa de estudo ofertada pela administração; Bolsa Atleta Praia Grande; servidores efetivos da municipalidade. Os alunos bolsistas devem efetuar contrapartida em trabalho para o Município.

“Esse programa de bolsas de estudo do ensino superior foi implantando em 2003 pelo atual deputado federal, Alberto Mourão, na época, prefeito de Praia Grande. As novas vagas reforçam a meta de ampliar o acesso dos praia-grandenses ao ensino superior de qualidadeâ€, comentou a prefeita do Município, Raquel Chini.

Além disso, a novidade atende várias diretrizes determinadas no Plano Diretor vigente. “Também é importante destacar que a FALS é uma instituição de qualidade e que, atualmente, ocupa o 7º lugar do índice Geral de Cursos – IGC do MEC, entre as instituições de ensino superior sediadas na Região Metropolitana da Baixada Santistaâ€, analisou Raquel Chini.