PUBLICIDADE

Região / Educação

Praia Grande dá início aos Programas de Residência Médica e Multiprofissional 2018

Já começaram as aulas dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional (fisioterapia, psicologia, odontologia e enfermagem) 2018. Ambas são especializações em Saúde da Família e Comunidade. Os 40 alunos, 12 da Residência Médica e 28 da Residência Multiprofissional já estão recebendo as primeiras orientações da pós-graduação que dura dois anos.

Mesmo não tendo uma instituição de ensino nesta área, Praia Grande está habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) e da Saúde (MS), por ser referência em Medicina da Família e Comunidade e a única da Baixada Santista a ter 100% de cobertura da população nessa especialidade.

“Esses cursos são de extrema importância para a Cidade que já é referência em Saúde da Família e pretende absorver, cada vez mais, profissionais especialistas nessa área para compor as equipes das 27 Unidades de Saúde da Família (Usafas)”, afirma um dos primeiros médicos de saúde da família de Praia Grande, professor e preceptor da Residência Médica, Rodrigo França.

O secretário de Saúde de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, ressaltou que Praia Grande tem investido maciçamente na Atenção Básica com o foco na prevenção de doenças. Entre os dados, destaque para inauguração de novas Usafas, revitalização e ampliação das já existentes, aumento no número de equipes de Saúde da Família, criação de nove Academias de Saúde, modernização de equipamentos, desenvolvimento de capacitações para os
profissionais do setor e informatização dos sistemas de agendamentos de consultas e exames e dispensação de medicamentos.

“Ao longo dos últimos anos a Cidade deu um salto de qualidade que beneficiou os munícipes e também turistas que são atendidos, além dos profissionais do setor. Ainda temos muito que avançar e seguiremos trabalhando para aumentar a qualidade dos serviços prestados”, disse o secretário.

Nogueira afirma também que a Cidade ampliará os programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e também da Multiprofissional. “Esses dois programas são referência para Baixada Santista. Não temos o apoio de nenhuma instituição educacional, implantamos os dois devido à competência técnica da Sesap.

O prefeito de Praia Grande já sinalizou de forma positiva para no início do ano fazermos concurso com o cargo de Médico de Família e Comunidade exigindo o título ou residência médica. Dessa forma o setor terá um salto qualitativo grande. No dia 12 de março vamos realizar a formatura da primeira turma de Residência Médica”.
Saúde da Família – O setor de Atenção Básica de Praia Grande dispõe de 27 unidades: 23 Usafas (Unidades de Saúde da Família) e 4 Multiclínicas e 9 Academias da Saúde.

Somente nos últimos dois anos, a Cidade ganhou sete novas Usafas.As ótimas condições estruturais propiciam para os pacientes e profissionais confortáveis acomodações e estrutura. A Cidade tem mais de 70 equipes do Programa Saúde da Família e cobre 100% da população.