Da Redação
Este ano, aproximadamente 5.800 alunos de ensino fundamental II (6º ao 9º) rede municipal ensino de Guarujá participam da 16ª edição da OlÃmpiada Brasileira de Matemática (OBMEP). Iniciada em 28 de junho, a competição tem como objetivo identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Nesta edição, devido a pandemia da Covid-19, as escolas terão até 3 de agosto de 2021 para aplicar as provas da primeira fase. Ficando a critério das escolas determinar em quantos turnos e em quais formatos, presencial ou remoto, os alunos farão as provas. Já na segunda fase, a prova será aplicada especificamente em 6 de novembro.
A primeira prova é composta por 20 questões múltipla-escolha, e a segunda prova será discursiva com seis questões. Os exames são divididos por grau de escolaridade: NÃvel 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), NÃvel 2 (8º e 9º anos) e NÃvel 3 (Ensino Médio).
O concurso é voltado tanto para as escolas públicas, quanto para as escolas privadas, sendo realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A divulgação dos estudantes vencedores será no dia 22 de janeiro de 2022. Ao todo, serão distribuÃdas aos alunos participantes, 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata e 5.175 de bronze, além de 51.900 menções honrosas. Na edição anterior em 2019, 18 alunos da rede municipal receberam menção honrosa.
Segundo o coordenador de Ações Educacionais de Matemática, da Secretaria Municipal de Educação, Ronaldo Vidal Lima, além de buscar talentos a competição mostra que “devemos nos dedicar sempre para fazer o melhor e assim estarmos preparados para enfrentar novos desafios”.