Da Redação
Domini Miguel Santana Chaves, 13 anos, nunca fez aulas de piano. Mas na última semana, durante uma aula remota de sua escola, em Guarujá, os professores de Arte se emocionaram ao final da atividade, quando ele, que é autista, começou a tocar piano. O olhar apurado ao ouvir o irmão mais velho tocar o instrumento e a memorização das notas foram essenciais para que ele aprendesse a tocar.
A aula acontecia por meio da plataforma Zoom e perto do encerramento os professores perguntaram quem possuía instrumento musical e se sabiam tocar algo. Em seguida, o aluno, que estuda na Escola Municipal Professora Dirce Valério Gracia (Jardim Tejereba), logo começou a tocar o instrumento entoando a música “Minha Canção”, conhecida na voz do grupo Os Saltimbancos. Surpresos com a cena, os educadores Adonis Xavier de Souza e Luciana de Queiroz Giuzio pediram para que ele repetisse, o que gerou vários elogios de toda a turma.
“Que qualidade musical!”, se admirou Adonis. Impressionado pelo fato do aluno não conhecer as cifras musicais, o educador já se colocou à disposição para auxiliá-lo na música. “Ele tem futuro, pois é bastante ritmado e dono de uma métrica absolutamente correta”, garantiu Adonis, que tem formação e especialização na área musical.
O momento inusitado aconteceu durante uma aula teórica para o 8° ano sobre sons, timbre e intensidade das notas musicais. Adonis já conhecia os colegas de classe de Domini quando estavam no 6° ano. “Eu ainda não o conhecia por ele ter vindo de outra escola e, tampouco, sabia que era autista”. O jovem autista ingressou neste ano na rede municipal de ensino.
Luciana Raquel Santana Chaves, 42 anos, é mãe de Domini Miguel. Ela não chegou a ver o momento, mas conta que o próprio filho lhe relatou o fato. “Ele achou que ninguém o ouvia, mas ao ser elogiado pelos professores, o Domini, que é bastante inseguro, ficou bastante empolgado”.
A mãe explica ainda que Domini possui deficit de atenção e, por isso, perde o foco facilmente nas coisas. “Mesmo não conhecendo partituras, ele tem um grande interesse por música e aprendeu só de olhar”. A família mora no bairro Balneário Cidade Atlântica, e o irmão faz aulas de piano no Teatro Municipal Procópio Ferreira.
A professora de Artes Luciana Giuzio, que lecionava junto com Adonis também se surpreendeu com o estudante tocando. “Foi emocionante! Até porque nós, professores de Arte, somos mais sensíveis (risos). Não sabia que Domini é autista e achei de uma tamanha sensibilidade quando ele disse que aprendeu a tocar só de ouvir o irmão. E foi tão bonito ver depois o Domini e o Adonis encerrarem a aula tocando juntos”.
Foto da capa: Reprodução/Prefeitura de Guarujá