Da Redação
A Operação Natal realizada pelo Procon Guarujá finalizou no último dia 24, com um total de 50 estabelecimentos comerciais vistoriados. Nenhuma multa ou notificação precisou ser aplicada. A fiscalização, que teve início no dia 16, percorreu os comércios de Guarujá e também de Vicente de Carvalho.
O principal objetivo da Operação foi reforçar a orientação, além de fiscalizar o comércio para evitar possíveis abusos praticados contra os consumidores. Os fiscais visitaram supermercados; lojas de vestuários, calçados e brinquedos; perfumarias; artigos natalinos, e demais locais que comercializam alimentos e outros itens que compõem a cesta natalina.
Eles estiveram de olho se os preços dos produtos estavam visíveis ao consumidor e quais as condições de pagamento ofertadas, entre outros itens. A principal irregularidade identificada pelos fiscais durante a fiscalização foi a ausência de preço ou informação insuficiente nos produtos. “Mas que após a nossa orientação, prontamente foi regularizada”.
De acordo com o superintendente do Procon Guarujá, Alexandre Cardoso, a operação deste ano foi bastante positiva. “Percebemos que, cada vez mais os comerciantes estão atentos e, de uma maneira geral, seguem o Código de Defesa do Consumidor (CDC)”.
Passado o período de compras, agora muitos consumidores devem precisar realizar trocas. Para isso, o Procon orienta que consumidores, primeiro comuniquem a empresa. “E sempre que possível é importante o registro de protocolo e caso não seja solucionado procurar os órgãos de defesa do consumidor”, explica Cardoso.
O Procon Guarujá está situado na Avenida Adhemar de Barros, 218/222, no bairro Santo Antonio. O atendimento ocorre das 9 às 17 horas. Mais informações: 3355 6648.
Foto: Hygor Abreu/Divulgação Prefeitura Municipal de Guarujá