Da Redação
A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Finanças (Sefin), encerra no próximo dia 31 o prazo para pedidos de isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), Imunidade Tributária e/ou Isenção de Taxa de Remoção de Lixo para o exercÃcio de 2022.
A isenção do IPTU é concedida a aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência (fÃsica ou intelectual), ex-combatentes, pessoas com mais de 65 anos e entidades esportivas sem fins lucrativos. Para ter direito ao benefÃcio, é necessário que o contribuinte possua renda de até cinco salários mÃnimos, um único imóvel e nele resida, além de não ter débitos com a Prefeitura.
No caso de desconto no IPTU para contribuinte que resida em área de feira livre, é preciso comprovar a localização do imóvel e nele residir.
Já as entidades assistenciais e as desportivas devem cumprir os seguintes critérios: não distribuir seu patrimônio ou rendas, a qualquer tÃtulo; aplicar seus recursos na manutenção das finalidades essenciais na instituição, no Brasil; utilizar o imóvel conforme as atividades essenciais da instituição; manter documentação fiscal e estar adimplente com o MunicÃpio até a data do pedido.
Para entidades religiosas, será concedida Imunidade Tributária, desde que apresente titularidade do imóvel e que utilize esse mesmo imóvel conforme atividades essenciais.
Documentação
Para fazer a solicitação é necessário apresentar a documentação na Sefin, por meio da Coordenação de Receitas Territoriais – Sala 11, que atende no Paço Municipal Raphael Vitiello (Avenida Santos Dumont, 640 – bairro Santo Antônio) ou na Unidade de Atendimento ao Contribuinte (Rua Cunhambebe, 500 – Vicente de Carvalho).
O atendimento em ambos os locais é de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (13) 3308-7655 e (13) 3342-5872.
Foto: Divulgação/PMG