Levantamento aponta que 68% dos comerciantes da região esperam incremento de até 3% nas vendas.
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Foto: Imagem Ilustrativa / FreepikÂ
Da redaçãoÂ
Uma pesquisa divulgada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR), indica que os lojistas da região estão ansiosos para as festividades de final de ano. A pesquisa ouviu 250 empresários das cidades entre 6 e 24 de novembro e 68% dos entrevistados esperam um aumento de até 3% nas vendas, em comparação ao ano anterior.
Segundo o Sincomércio-BSVR, 23% dos empresários ainda acreditam que o nÃvel de faturamento permanecerá no mesmo patamar, enquanto 9% temem uma desaceleração em relação a 2022. Dentre esses, 97% indicam a falta de poder aquisitivo do público como o principal obstáculo e 3% mencionam o aumento da concorrência como uma preocupação.
O presidente do Sincomércio-BSVR, Omar Abdul Assaf, avalia o cenário: “Estamos vivendo um segundo semestre mais devagar do que o esperado, então, mesmo quem está otimista para a data, aguarda um crescimento bem moderadoâ€. É por isso que investir em estratégias para cativar o cliente é tão importante nesta época, explica o dirigente.
Atrair os clientesÂ
Para atrair os compradores, o estudo revelou que 81% dos lojistas pretendem capturar a atenção de quem passa com uma vitrine chamativa e itens natalinos na decoração. 53% apostam na oferta de novos produtos e 41% estão planejando grandes promoções. Outras táticas incluem divulgação em mÃdias digitais (32%), treinamento de funcionários (13%) e propaganda em TV, rádio e jornais (7%). Neste questionário, os comerciantes podiam escolher entre uma ou mais ações de vendas.
Horário de funcionamento ampliadoÂ
De acordo com a pesquisa, os comerciantes foram incentivados a ampliar os horários de funcionamento a partir de 1º de dezembro, com o objetivo de melhor atender à demanda e proporcionar aos consumidores tempo adequado para pesquisar e conhecer as lojas antes das compras.
Assaf ressalta que, quando se trata da implantação do expediente estendido, não há uma regra especÃfica a ser seguida pelos empresários, bastando que os mesmos respeitem a legislação trabalhista vigente ao ajustarem os horários de atendimento das suas equipes.
“Aumentar as horas de trabalho da loja ajuda a maximizar as oportunidades de vendas nesta temporada festiva, o que é muito importante para os empresários, que estão esperançosos para encerrar o ano com chave de ouroâ€, destaca o presidente.
Ticket médio na região
Com relação ao ticket médio dos consumidores da Baixada Santista e Vale do Ribeira, o Sincomércio-BSVR estima que o valor seja de R$ 400. 250 moradores foram ouvidos.Â
Na região, 51% dos entrevistados planejam gastar esse valor — abrangendo presentes e itens decorativos. Outros 27% indicam um orçamento de R$ 300, enquanto 15% limitam suas despesas a R$ 200, e 7% projetam desembolsar aproximadamente R$ 100.
A maioria expressiva, representando 84%, pretende comprar presentes para até três familiares e amigos. Os demais 16% estão planejando agradar mais de três pessoas com mimos e lembrancinhas.
Os consumidores da Baixada Santista e Vale do Ribeira têm preferências distintas para os presentes natalinos. Brinquedos lideram a lista com 54% das respostas, seguido por roupas e calçados com 52%, perfumes e cosméticos com 34%, eletrônicos como celulares e tablets para 27%, e jóias, bijuterias e acessórios 18%. Nesta seção da pesquisa, era possÃvel escolher entre uma ou mais opções.
Quanto à forma de pagamento, 69% optaram pelo cartão de crédito, indicando uma preferência pela praticidade e parcelamento. O Pix/cartão de débito surge em segundo lugar, com 21%, seguido por dinheiro, com 10%.
Já em relação à s compras fÃsicas, 50% dos clientes preferem o método, enquanto outros 43% escolhem a comodidade das compras online. Apenas 7% se consideram indiferentes quanto ao canal utilizado para as aquisições.