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Região / Economia

Entidade de lojistas estima crescimento de 5% das vendas na Black Friday

Da Redação

A Black Friday está prevista para o dia 26 de novembro, mas comerciantes já se animam e colocam algumas ofertas nas lojas. A ideia é oferecer ainda mais oportunidades para os clientes anteciparem as comprar de fim de ano e economizar. Apontada como uma das datas mais importantes para o setor do comércio, a data deve ficar marcada pela retomada da economia pós fim das restrições no estado de São Paulo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, com a participação das principais CDLs do Estado, o aumento de vendas deve ficar em torno de 5%. Neste ano, os lojistas esperam que o varejo receba uma alta demanda de compra pós pandemia e com o fim das restrições. O consumidor está mais otimista e confiante para as comemorações de fim de ano, segundo a pesquisa realizada. As vendas devem apresentar um equilíbrio entre os dois ambientes, tanto e-commerce na data e com a acelerada adaptação do varejo físico para o on-line, aponta a pesquisa.

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Santos-Praia), Nicolau Obeidi, a expectativa das vendas está alta, pois é a primeira oportunidade de movimento com 100% de ocupação permitida. Segundo a entidade, em comparação ao ano passado, o comércio físico deve sentir, na prática, o aumento dessa procura, já que, em 2020, os estabelecimentos estavam com restrições

“O atual cenário do varejo, pós pandemia, mostra bons resultados e estamos bastante ansiosos para as vendas da Black Friday. Eu acredito que vá ter uma alta demanda no comércio local. A data será uma porta de entrada para o Natal, muitos consumidores pensam em utilizar esse evento para comprar já os presentes de Natal.â€, explica o Presidente da CDL Santos-Praia, Nicolau Miguel Obeidi

A pesquisa feita pela FCDLESP indica ainda que o setor de eletrônicos deve apresentar o melhor desempenho nas vendas, em seguida, eletrodomésticos, vestuário e calçados. “Além dos descontos e promoções, a facilidade no pagamento deve motivar a compra, já que o consumidor está mais antenado e cauteloso ao pesquisar sobre os produtos.â€, finaliza o Presidente Nicolau

Em relação a contratações para esse fim de ano, a pesquisa aponta que 69% dos empresários pretendem contratar funcionários para suprir a demanda nesse período de fim de ano. Mesmo com boas expectativas, o percentual ainda é mais baixo, quando comparado com os números de 2019. Ao todo serão 105 mil vagas abertas. “Importante ressaltarmos que a valorização do comércio local nos ajuda a gerar empregos e rendas no setor. Sem dúvida nenhuma o evento vai impulsionar a criação de empregos e as vendas, pensando em fim de anoâ€, finaliza Obeidi.

Foto: Pixabay