PUBLICIDADE

Região / Economia

Dia Livre de Impostos busca sensibilizar as autoridades para uma comercialização mais simples

Na data, alguns estabelecimentos estarão comercializando produtos sem as taxas de tributação cobradas pelos governos.

 

 

Foto: Jornal Vicentino

Por Vinícius Farias

Nesta quinta-feira (25) será realizada a 17ª Edição do Dia Livre de Impostos (DLI). Na data, alguns estabelecimentos estarão comercializando produtos sem as taxas de tributação cobradas pelos governos.

A ação, realizada com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) visa impulsionar as vendas, além de sensibilizar as autoridades para uma comercialização mais simples, sem altas cargas tributárias. Esta é a quarta vez que a ação acontece no estado de São Paulo, e a terceira com adesão dos comerciantes da região.

Um dos exemplos de locais que vai ter a ação é o Shopping Parque Balneário, localizado na Avenida Ana Costa, 549, Gonzaga – Santos. Dentro do empreendimento, as lojas participantes estarão sinalizadas com adesivos na vitrine e os produtos selecionados pelos lojistas terão o desconto de acordo com a porcentagem de impostos pagos em cada um deles. Durante a ação, que acontecerá no horário padrão de funcionamento do Mall, os consumidores também pagarão 10% a menos pelo estacionamento.

 

Carga tributária

De acordo com a Agência Brasil, os impostos pagos pelos contribuintes brasileiros em todo o país em 2022 totalizaram R$ 2.890.489.835.290,32, conforme o Impostômetro, painel instalado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na região central da capital paulista. Em 2021, o mesmo painel registrou aproximadamente R$ 2,6 trilhões, aumento de 11,5% de um ano para o outro.

O montante é a soma do valor arrecadado pelos governos federal, estadual e municipal incluindo taxas, contribuições, multas, juros e correção monetária.

 

Dia Livre de Impostos (DLI)

O DLI foi criado em 2006 como uma forma de protesto contra as altas cargas tributárias no Brasil. O movimento chama atenção para a ineficiência do sistema tributário e a necessidade de simplificação e digitalização dos processos fiscais.