A equipe de fiscais monitora itens como a refrigeração do pescado, textura, cheiro, aparência, entre outros, a fim de garantir a qualidade do produto.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Guarujá
Da redação
Para garantir a qualidade do pescado vendido, a ‘Operação Semana Santa’, da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Guarujá, está desde a última semana percorrendo todos os pontos de venda desse tipo de alimento em locais como Perequê, Astúrias, Enseada e Vicente de Carvalho, passando pelas grandes distribuidoras. Durante estes dias, por conta da Semana Santa, os trabalhos foram intensificados pelas equipes.
O fiscal monitora itens como a refrigeração do pescado, o cheiro, a textura, a cor dos olhos, se há a presença de insetos e o armazenamento. “A procedência do gelo também é avaliada como satisfatória ou nãoâ€, segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura.
De acordo com a administração municipal, este ano, a novidade é a exigência da comprovação da temperatura em que se encontra o pescado para a venda. “Todos os anos é realizada essa blitz da Semana Santa para garantir que os pescados estejam próprios para consumo. A partir deste ano, exigimos, também, que os comerciantes se preparem para comprovar a temperatura adequada para o pescado, que deve estar entre 2 e 8 graus. Nas próximas diligências, serão exigidos termômetros digitais que comprovem a temperatura adequadaâ€, explica.