Da Redação
Atualizado às 13h35
Uma forte ventania assustou muita gente na Baixada Santista logo cedo, na manhã deste sábado (22). De acordo com o Instituto Climatempo, a ventania não estava prevista para a região, mas para o Sul do PaÃs. Os ventos estimados eram de apenas 1 km/h.
A Defesa Civil de Santos informa que foram registrados ventos de 72 km/ h às 07h20. Já a velocidade detectada pela Praticagem de Santos foi de 108 km/h As equipes do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura e da Defesa Civil estão atendendo as ocorrências.
Santos
Até o momento, foram registradas cinco quedas de árvores nas quais houve necessidade de bloqueio, segundo a Prefeitura:
– Rua Frei Francisco Sampaio, 12 (sobre fiação) – Bloqueio entre C4 e R. Oscar Sampaio.
– Afonso Pena José Menino/Ponta da Praia x Pça Aparecida – Trânsito JMPP desviado para R. da Liberdade
– Alfaia Rodrigues, 686, próximo a Cipriano Barata
– Av. Siqueira Campos, 487, sentido Praia/Centro – Bloqueio canal 4 p/c x Germano melchert
– Canal 1 502 próximo ao Curvão – Via bloqueada
Em outros 11 casos envolvendo quedas de árvores em Santos, não houve necessidade de bloqueio:
– Canal 1, 357 (Praia-Centro) próximo Vital Brasil – Sobre calçada
– R Pernambuco, 118 x R. Euclides da Cunha – Sobre veÃculo e calçada
– Rua Ãlvaro Peres, 05 – Marapé
– Rua Campos Sales, 109
– Rua Cristiano Solano, 829 – Bom Retiro (Bombeiros estavam no local)
– Rua Brigadeiro Galvão x Rua Cidade de Santos – Ponta da Praia (Pinheiro caiu sobre muro e carros na garagem)
– Rua Leonardo Roitman x Avenida Ana Costa
– Rua Major Santos Silva , 71 – Embaré
– Av. Bartholomeu de Gusmão x R Anália Franco – Aparecida
– Rua Frei Vital x Rua Liberdade – Embaré
– Av Francisco Manoel (Canal da Santa Casa) – foto abaixo
Há também um bloqueio de via por queda de poste semafórico no cruzamento das ruas Gercino Hugo Caparelli x Allan Cyber PInto, no São Jorge, em Santos.
São Vicente
Em São Vicente, a forte ventania que atingiu a Baixada Santista na manhã deste sábado (22), provocou estragos com a queda de sete árvores na cidade, duas delas na linha do VLT, na altura da estação Mascarenhas, interrompendo a circulação dos trens.
A Defesa Civil de São Vicente foi imediatamente acionada e mobilizou as equipes da Prefeitura para atender às ocorrências. Os trabalhos de remoção das árvores na linha do VLT estão sendo realizados de forma conjunta pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), BR Mobilidade, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
A Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) interditou a av. Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, a partir da rua Marechal Mascarenhas de Moraes, para a operação de remoção das árvores. O fornecimento de energia na região foi interrompido.
Segundo o Secretário de Obras Públicas, Paulo Fiamenghi, os trabalhos devem seguir até o perÃodo da tarde. A BR Mobilidade disponibilizou um plano emergencial de atendimento aos usuários com ônibus funcionando no trecho afetado.
Outras cinco quedas de árvores foram registradas, uma delas sobre o muro da escola Laura Filgueiras (rua Marechal Euclides Zenóbio da Costa, 75, Vila Mateo Bei), que causou rompimento de tubulação de água e risco de instabilidade da caixa d’água que abastece o estabelecimento de ensino.
Outras árvores caÃram nos seguintes locais: av. Nações Unidas, 1218; av. Capitão Mor Aguiar, 424; Praça Valter do Amaral, 63 – Catiapoã; Rua Campos de Bury, 158 – Centro, Praça 22 de Janeiro – Centro e Rua Libânia de Lima Croock – Vila Margarida.
A ventania também causou destelhamento no Conjunto Habitacional Penedo, atingindo dois blocos. Alguns apartamentos tiveram vidros, janelas e portas danificados e, no estacionamento do condomÃnio, alguns carros também foram atingidos, mas não houve registro de vÃtimas até o momento. A Secretaria da Habitação já acionou a CDHU e enviou equipe ao local para prestar assistência aos moradores.
A Secretaria de Assistência Social também mandou um técnico para acompanhar os trabalhos O Fórum de São Vicente também sofreu danos com as rajadas de vento, com queda parcial das calhas do edifÃcio.
A Defesa Civil recomenda que em caso de ventania, com ou sem fortes chuvas, toda atenção deve ser redobrada: procure ficar longe de árvores e em caso de ocorrências, ligue para 153.
Também em São Vicente, barracas de feira no Itararé, bem perto da divisa com Santos, foram atingidas pela ventania.
Guarujá
A Defesa Civil de Guarujá informa que as rajadas de vento na Cidade variaram de 72 a 110 km/h. Até o momento foram registradas duas ocorrências: a queda de uma árvore na Avenida General Rondon, nas Astúrias, e também de parte do beiral da sacada de uma residência na Rua Onofre Ferreira do Nascimento, na Enseada.
Equipes atuam na retirada da árvore para desobstrução da via e um engenheiro foi deslocado à residência para avaliar os danos estruturais. Em ambas as ocorrências não houve vÃtimas.
A Defesa Civil não registrou chamado sobre escorregamentos. A previsão de chuvas para as próximas 48 horas é de 50 mm e, por enquanto, sem acumulado das últimas 24 e 72 horas. No caso de ocorrências, a Defesa Civil de Guarujá pode ser acionada através do telefone 199.
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa, por meio da Defesa Civil, que o Ãndice pluviométrico na cidade nas últimas 72 horas foi de 5 milÃmetros.
As ocorrências registradas foram: queda de uma árvore na Rua Luiz Leite, no bairro Mirim; queda de muro na Rua Dourados, no bairro Boqueirão; e dois semáforos ficaram inoperantes, mas equipes de trânsito foram acionadas imediatamente e controlaram o tráfego das vias. Neste momento, o problema dos semáforos já foi solucionado, ambos funcionam normalmente.
Em Praia Grande, equipes da Defesa Civil estão de prontidão 24 horas por dia acompanhando a incidência das chuvas e ventos. Em casos de problemas, a população deve entrar em contato através dos telefones 199 e 153. Assim como as equipes de trânsito, que atendem pelo telefone 08007720194.
Cubatão
Em Cubatão, a Defesa Civil informou que o vento foi fraco na cidade e não chegou a causar quaisquer ocorrências.
Créditos das fotos: Arquivo Pessoa, Reprodução Redes Sociais, Viver em Santos e Região, Guarujá Mil Grau e Divulgação Prefeitura Municipal de Guarujá