PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Temporal na madrugada assusta moradores da Baixada Santista

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para fortes chuvas e tempestades na Baixada Santista entre quarta-feira (25) e sexta-feira (27).

Vídeo: Adenilson / Vivendo na Baixada / Marcelo Ricky / Viver em Santos e Região / Cubatão Mil Grau / Daniel Nascimento

Por Vinícius Farias 

E parece que a previsão de temporal se confirmou, assustando os moradores do Litoral durante a madrugada. Foram registradas quedas de árvores, moradores sem luz e até granizo. 

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para fortes chuvas e tempestades na Baixada Santista entre quarta-feira (25) e sexta-feira (27). De acordo com a previsão, a região terá chuvas de até 80mm e os ventos podem chegar a 70 km/h.

Nas imagens é possível ver a chuva forte e o estrago causado. (veja o vídeo acima)

Em nota,  a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), informou que não atendeu nenhuma ocorrência com relação à chuva. No entanto, houve pontos de alagamentos, mas sem impedir o trânsito de veículos.

A Secretaria da Educação (Seduc) informou que até o momento apenas uma unidade (Creche) apresentou pontos de vazamento e os mesmos já estão sendo reparados para atendimento normal no período da tarde. A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que o Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) do Rio Branco alagou. Por esse motivo, os pacientes que tinham agendamento foram acolhidos, orientados e reagendados. Equipes de limpeza já estão no local. O Ceo ficou sem atendimento pela manhã.  

A Defesa Civil de Santos informou que não houve registro de ocorrências e os morros estão em estado de observação. O acumulado das últimas seis horas é de 13,00 e das últimas 75h, de 29,3mm.

Em Bertioga, houve chuva de granizo por volta das duas da manhã. Conforme a Defesa Civil, eles estão atendendo seis ocorrências de queda de árvores.  A Prefeitura de Praia Grande informou que não foram registradas ocorrências devido às chuvas nesta madrugada. 

A Defesa Civil de Itanhaém registrou ocorrências de quedas de árvores e destelhamentos em decorrência das fortes chuvas desta madrugada. As equipes do órgão em conjunto com a GCM e secretaria de Serviços e Urbanização seguem realizando o levantamento das ocorrências e prestando atendimento aos chamados.

Na cidade de Mongaguá, 70 árvores caíram e uma pessoa ficou ferida. Em Cubatão, Peruíbe e Guarujá, foram registradas quedas de árvores também, mas sem feridos. 

Prevenção

De acordo com a Defesa Civil, os moradores das regiões do Litoral devem evitar áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel. Em caso de trovões, a orientação é procurar um local coberto, desde que não seja embaixo de árvores.

As pessoas que residem em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, as portas e janelas podem emperrar, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.

A Defesa Civil recomenda ainda não estacionar veículos próximos às árvores. Profissionais que trabalham ao ar livre e em altura precisam redobrar os cuidados com a segurança.

Não é recomendado que as pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo atenção com as edificações, infraestruturas e vias que estejam em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.
Além disso, recomenda-se cuidado com embarcações, que não devem adentrar em alto-mar.

A prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento como surf, windsurf e kitesurf também devem ser evitados. A Defesa Civil do estado estará de prontidão ao longo destes dias, monitorando em tempo real a evolução da chuva e emitindo os alertas à população pelo SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e no campo da mensagem digitar o CEP da localidade de interesse.