Atualmente foram registrados 65 óbitos, 1.090 desalojados e 1.346 desabrigados.
Foto: Divulgação / Redes Sociais
Da redação
As forças de segurança e resgate continuam com as buscas à s vÃtimas das fortes chuvas que atingiram o litoral norte ao longo do carnaval. Nessa segunda-feira (27), uma equipe segue empenhada na localização de um desaparecido na região da Baleia Verde e outra faz um trabalho de rescaldo na Vila Sahy, em São Sebastião.
Desde o último dia 19, mais de 1.000 pessoas entre, policiais militares, bombeiros, técnicos da defesa civil e profissionais de saúde do Governo do Estado de São Paulo, das Forças Armadas, da PolÃcia Federal, da prefeitura municipal de São Sebastião e voluntários participam das ações de busca e salvamento.
Identificação das VÃtimas:Â
Até o momento, 65 óbitos foram confirmados, sendo 64 em São Sebastião e um em Ubatuba. Equipes do municÃpio de São Sebastião, com psicólogas e assistentes sociais, fazem um trabalho de acolhimento dos familiares das vÃtimas. Já foram identificados e liberados para o sepultamento 57 (cinquenta e sete) pessoas. São 21 homens adultos, 17 mulheres adultas e 19 crianças.
Atualmente, a prioridade segue no socorro à s vÃtimas e no atendimento aos mais de 1.090 desalojados e 1.346 desabrigados.
Estradas:Â
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que o tráfego está liberado para veÃculos leves e pesados nas rodovias da região de São Sebastião. Apenas o trecho do KM 82 da rodovia Mogi Bertioga (SP-098), em Biritiba-Mirim, junto à ponte do Rio Sertãozinho, permanece com interdição total.
Atendimento Médico:Â
A Secretaria de Estado da Saúde informa que 22 adultos e seis crianças vÃtimas das chuvas foram atendidas, até o momento, no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN). Deste total, nove permanecem internados com estado de saúde estável. Outros 14 pacientes já receberam alta hospitalar e cinco foram transferidos para outras unidades.
Desde domingo, as unidades de Saúde do Estado no Litoral Norte estão em alerta para receber os possÃveis feridos do desastre que atingiu a região. Outras unidades de saúde da Baixada Santista, Alto Tietê e da Capital também estão aptas a receber os feridos.
A SES acrescenta que todos os pacientes atendidos no HRLN tiveram os familiares localizados pela assistência social da unidade.
Além de reforçar o atendimento, a SES-SP encaminhou um conjunto de insumos recebidos de empresas privadas, entidades filantrópicas e pelo próprio Estado, ao atendimento à s vÃtimas desse desastre. Ao todo, foram encaminhados, até o momento, mais de 6,6 milhões de insumos entre eles: 7,4 mil insulinas humana e 20 mil agulhas para insulinas, 36 ampolas de soro antiofÃdico para cobras, 5 mil frascos de hipoclorito de sódio, 940 bolsas de glicose, 900 bolsas de soro, 180 kits intravenosos, 30 kits de sutura, 30 talas para imobilização, além de sedativos e outros medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, entre outros.
Abastecimento de Ãgua:Â
A partir dessa segunda-feira (27/02), a Sabesp está atendendo os moradores na Costa Sul de São Sebastião com sua Agência Móvel, em Boiçucanga, na Praça ElpÃdio Romão Teixeira, 220, em frente à Escola Estadual Walkir Vergani, das 10h à s 16h, onde vai permanecer pelos próximos dias. Os interessados podem solicitar qualquer serviço, informação ou alteração cadastral e solicitar novas ligações e demais serviços.
Temporal:Â
As cidades da Baixada Santista foram muito afetadas no último fim de semana, por conta das chuvas que atingiram a região, causando deslizamentos, alagamentos e até paralisação do Porto de Santos. As cidades de Bertioga e Guarujá foram as mais afetadas. Os munÃcipios estão em estado de calamidade pública.
A cidade de Bertioga registrou 683 mm, o maior temporal da sua história, segundo o segundo o Instituto Climatempo. Em Guarujá foram registrados quase 400mm, o maior dos últimos 70 anos na cidade.