A força dos ventos destruiu árvores, estruturas e deixou várias pessoas sem luz, na Baixada Santista, nesta quinta-feira (22). Em Santos, os ventos chegaram a 134 km/h.
Vídeo: Vinícius Farias / Reprodução / Redes Sociais
Da redação
O alerta da Defesa Civil de São Paulo se confirmou. A força dos ventos destruiu árvores, estruturas e deixou várias pessoas sem luz, na Baixada Santista, nesta quinta-feira (22).
Santos
Em Santos, os ventos chegaram a 134 km/h. Até o momento, a Defesa Civil registrou queda de 25 das cerca de 35 mil árvores na cidade, sem vítimas. Os bairros do Embaré, Boqueirão, Ponta da Praia e Marapé tiveram quedas de energia. Em nota, a CPFL, responsável pela distribuição de energia na região, informou que 98% dos clientes da Baixada Santista já tiveram a energia restabelecida. Todo o efetivo da distribuidora segue atuando para normalizar o fornecimento para os casos isolados e de alta complexidade até o final do dia nesta sexta (22).
Uma banca de jornais cedeu na Praça Benedito Calixto, no bairro Pompéia. Ninguém ficou ferido na cidade.
Guarujá
No Guarujá, uma árvore caiu em cima da fiação elétrica na Avenida Michael da Cruz Michael, no bairro Santa Rosa. Segundo a Prefeitura, além dessa, outras 15 árvores caíram. As rajadas de vento chegaram a 106 km/h.
Vídeo: Guarujá Mil Grau
No Morrinhos 2, um poste explodiu e os moradores também ficaram sem luz.
Praia Grande
Em Praia Grande, parte do forro de uma academia no bairro do Boqueirão despencou. Não há informações de feridos. Um outdoor foi derrubado pelo vento, em frente a um poste de combustível, na Avenida Ayrton Senna da Silva, no Sítio do Campo. A Defesa Civil não foi acionada para ocorrências.
São Vicente
Na cidade de São Vicente, uma banca de jornais também foi ao chão. Ela fica na Avenida Antônio Emmerich, na Vila Voturuá. Na Avenida Deputado Ulisses Guimarães, no bairro do Rio Branco, um outdoor também caiu e atingiu um carro, que não tinha passageiros. A Defesa Civil municipal foi acionada para 19 ocorrências.
Duas crianças, de 3 e 9 anos, ficaram feridas após a queda de um telhado e de uma parede. Os casos aconteceram na Rua Polidoro de Oliveira Bitencourt, no bairro Esplanada dos Barreiros, e na Avenida Brasil, no México 70. As vítimas foram diagnosticadas com traumatismo cranioencefálico e estão internadas no Hospital do Vicentino.
Itanhaém
A Administração Municipal informou que continua contabilizando os danos causados pelos fortes ventos na noite de quinta-feira (21). Há registros de inúmeras árvores caídas, para as quais a Secretaria de Serviços e Urbanização já iniciou os trabalhos de remoção. Quanto à queda de postes e à falta de energia, a Prefeitura aguarda atualizações da concessionária Elektro.
Cubatão
Em nota, a Prefeitura informou que foram registradas cinco quedas de árvores.
Mongaguá
Em Mongaguá, são sete ocorrências de quedas de árvores, duas quedas de postes de transmissão de energia e um destelhamento.
Bertioga
A administração municipal informou que não recebeu chamados para queda de árvores ou de urgência e emergência.
A Prefeitura de Peruíbe ainda não se manifestou sobre as ocorrências na cidade.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de chuvas fortes na Baixada Santista. A previsão é que o tempo feche entre quinta-feira (21) e sábado (23). O acumulado de chuvas pode chegar a 180 mm.
Conforme o órgão, as chuvas virão acompanhadas de raios, rajadas de vento e ressaca marítima. A condição se dá devido ao avanço de uma frente fria.
De acordo com o NPH-Unisanta, o mar ficará agitado na região da Baía de Santos, com ondas do quadrante sul-sudoeste variando de 1,5m a 2,6m de altura. Com relação ao nível do mar, a maré pode ultrapassar 1,6m na Baía de Santos e 2,0m no interior do estuário, com pico na madrugada de sábado (23), representando aumento de 40cm em relação à tábua de marés.