Da Redação
A Prefeitura de São Vicente convoca os moradores que ainda não responderam ao questionário do Censo Demográfico 2022 a receberem os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica – IBGE, que estão percorrendo os domicÃlios vicentinos. Isso porque muitos colaboradores do Instituto estão encontrando dificuldades e a recusa de muitos habitantes do MunicÃpio, o que impede a conclusão do trabalho, e pode gerar números imprecisos quanto ao real cenário demográfico na Cidade.
A pesquisa é fundamental para que o órgão possa fazer um levantamento de cada MunicÃpio e região e, dessa forma, fazer com que a Administração Municipal receba mais recursos federais e estaduais, além de ter condições de direcionar melhor as polÃticas públicas. Saber, por exemplo, quais bairros precisam de mais creches, escolas, postos de saúde, e assim por diante.
Dessa forma, a Prefeitura está intensificando a comunicação nos bairros que apresentam menor taxa de adesão da população, espalhando faixas e cartazes e dando o recado através do site oficial (www.saovicente.sp.gov.br) e das redes sociais oficiais (Instagram e Facebook).
Segundo o IBGE, a média nacional de recusa é de 2,82%. O estado de São Paulo lidera esse ranking: 5,42% dos entrevistados disseram “não” para os recenseadores. Em São Vicente, este Ãndice é de 6,9%.
Os bairros com mais recusas são: Centro, Boa Vista, Gonzaguinha, Bitarú, Vila Margarida e JapuÃ.
Disque-censo137
Os moradores de domicÃlios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137.
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 8h às 21h30.
Foto: Divulgação