PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Prefeitura de Cubatão esclarece desmatamento na Av. Henry Borden

Em resposta as denúncias sobre o possível desmatamento que esteja ocorrendo na Avenida Henry Borden, no bairro Vila Santa Rosa, em Cubatão, a Prefeitura esclarece que o serviço de remoção de vegetais na Av. Henry Borden ocorre por conta do projeto ‘Arborização mais segura’ realizado pela concessionária de energia (CPFL) que mostrou que esses vegetais ou estão doentes ou podem atingir as linhas de transmissão de energia.

O projeto prevê adequação da vegetação das cidades atendidas pela CPFL em locais que abriga torres de alta tensão e fiação de energia elétrica, e promove acessibilidade, segurança e a utilização de espécies de árvores adequadas para esses espaços urbanos. Vale destacar que a Av. Henry Borden nunca passou por intervenção arbórea, sendo alvo do plantio irregular de espécies não nativas ao longo do tempo.

Atualmente o cenário visto na Avenida é de muitas árvores cortadas e folhas no asfalto. A situação tem revoltado moradores, que vivem neste local há mais de 40 anos.

De acordo com a Prefeitura o local receberá obras de revitalização urbanística e paisagística, com adequação da mobilidade urbana e melhorias na ciclovia já existente. “A vegetação suprimida é composta, em grande parte, por espécies exóticas, ou seja, espécies não nativas, e outras que estão comprometidas (conforme informado acima). A obra compreende a requalificação da vegetação, com o plantio de espécies nativas e adequadas às características do local”, esclarece em nota.

A reportagem do portal Mais Santos teve acesso ao projeto 3D da obra. É possível constatar a reformulação do canteiro central da avenida, novo paisagismo com árvores, palmeiras, flores e outras vegetações nativas da Mata Atlântica e adequadas ao meio urbano, postes de iluminação de LED, pergolados, bancos, entre outros equipamentos.

A ciclovia também será completamente revitalizada. A obra, segundo informações da Prefeitura, é fruto de um TRIMMC (Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias) em que três empresas do polo industrial assinaram documento se comprometendo a revitalizar essa importante avenida.