PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Pequenos internados em Hospital vivem Dia das Crianças especial

Em comemoração ao Dia das Crianças, a brinquedoteca do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (CHID) promoveu uma atividade especial para as crianças internadas no local. Com muita alegria e animação, os voluntários da Capelania Hospitalar da Associação de Capelania na Saúde (ACS) e os alunos da Faculdade Litoral Sul Paulista (Fals) contaram histórias, cantaram músicas infantis e entregaram lembrancinhas para os pequenos.

Vestidos de Doutores da Esperança, o grupo apresentou uma peça de teatro de fantoches e divertiu as crianças, que entraram na brinquedoteca ainda mais colorida, já que o local foi enfeitado com bexigas e fitas. Também teve contação de histórias com uma mensagem religiosa e reconfortante, visando a recuperação dos pacientes. Após a apresentação, as crianças receberam de presente dos voluntários livretos infantis e puderam brincar no espaço da brinquedoteca, acompanhadas pelos pais e responsáveis e supervisionadas pela equipe de voluntários que cuida do local.

A cuidadora Natália Nascimento e seu filho Kerrisson Miguel, seis anos, moradores do Bairro Vila Sônia, adoraram a tarde especial na brinquedoteca. “Eu gostei bastante da apresentação e deste espaço.  Aqui meu filho pode se divertir e distrair um pouco. É um lugar muito gostoso para as crianças e essa tarde foi especialâ€, disse a mãe, enquanto o filho olhava curioso para o livreto que havia ganho de presente.

Os voluntários também fizeram questão de entregar lembrancinhas para os funcionários da ala pediátrica do Hospital, como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado. “Aproveitamos para entregar essas lembrancinhas aos funcionários, porque a gente cuida tanto do paciente, mas também temos que cuidar da equipe. É um carinho de Deus para eles, pois eles são importantes para Deus e para o Hospitalâ€, declarou a voluntária e coordenadora da Capelania Hospitalar de Praia Grande pela ACS, Raquel de Abreu Barbosa de Paula.

Brinquedoteca – Entregue em setembro, a sala funciona de segunda à sábado, das 14 às 16 horas, e conta com voluntários, que acolhem os pequenos e seus acompanhantes. O objetivo é dar maior conforto aos pacientes infantis e familiares durante a permanência no local.

O equipamento foi reativado a partir de uma parceria com o Rotary Club de Praia Grande, que já havia contribuído anteriormente para a existência da brinquedoteca e agora incorporou novos brinquedos ao  local. O projeto é coordenado pela equipe do CHID e conta com voluntários da ACS, que já faz um trabalho de acolhimento no hospital.

A brinquedoteca possui brinquedos diversos, como piscina de bolinhas,  casinha, itens de montar, carrinho, cavalinho, cozinha e mala de  ferramentas lúdicas, além de contação de histórias e musicoterapia,  tudo para o divertimento dos pequenos. E ao término do período de  visitas, o local é totalmente higienizado com um desinfetante  hospitalar com alto poder germicida, indicado para limpeza e  desinfecção de superfícies fixas e artigos não críticos em hospitais.  É permitida a permanência de, no máximo, oito crianças e seus  acompanhantes.